icons.title signature.placeholder Guilherme Borini
11/06/2014
14:37

A seleção de Portugal é a última a chegar ao Brasil para a disputa da Copa do Mundo. Logo após a goleada sobre a Irlanda, no amistoso da última terça-feira, por 5 a 1, a equipe viajou direto para Campinas, onde desembarcou no Aeroporto de Viracopos nesta quarta-feira. A previsão de chegada era 10h30, mas houve duas horas de atraso. Seguindo os padrões de segurança da Fifa, a delegação embarcou no ônibus ainda na pista e seguiu direto para o hotel em que ficará hospedada, na mesma cidade.

A demora para a chegada contribuiu para que cinco torcedores roubassem a cena no saguão do aeroporto. Mesmo sem ver o astro Cristiano Ronaldo e os outros jogadores da equipe, a torcida não perdeu a animação, fazendo plantão em frente ao portão de desembarque internacional na esperança de ver algum integrante da delegação passar. 

Além dos cinco animados torcedores, que viraram atração e atenderam diversos veículos de imprensa, outras dez pessoas vestindo a camisa de Portugal também aguardavam no local, mas mais comedidas, apenas observando a movimentação. A maioria à espera dele: CR7, o melhor jogador do mundo. O primeiro – e talvez único – contato dos jogadores com a torcida de Campinas será nesta quinta-feira, às 10h, no treino aberto no Moisés Lucarelli. Todos os dez mil ingressos disponíveis já foram distribuídos. Há a possibilidade também de um novo trabalho no dia 18, no mesmo local.

Os mais irreverentes torcedores eram o português Juvenal Andrade e seu filho, Eduardo Moniz. Os dois vieram de Taubaté, cidade a 200 quilômetros de Campinas, logo após o término do amistoso da seleção de Portugal diante da Irlanda, e chegaram ao Aeroporto de Viracopos por volta das 3h. O pai, natural da Ilha da Madeira, em Portugal, é torcedor da Lusa no Brasil e convenceu o filho a seguir seus passos.

- Meu pai me ensinou a gostar de Portugal e eu me apaixonei. Vamos aos três jogos da primeira fase. E vamos ganhar da Alemanha! – disse Eduardo, com a confiança em alta para a estreia de Portugal na Copa.

Juvenal Andrade e seu filho, Eduardo Moniz: Animação no desembarque (Foto: Guilherme Borini)

O casal Douglas Klaitr e Mayra Ughetti também chamou a atenção, sobretudo das câmeras. Ela carregava uma faixa que levava um pedido inusitado: CR7, meu namorado te ama. Tira uma foto com ele”. Sozinha no primeiro momento, até parecia mais uma fã desesperada para tentar uma forma criativa de ver seu ídolo. Mas, ao perceber o assédio de jornalistas, Douglas resolveu aparecer e surpreendeu: ele realmente é o fã.

- Eu sou o fã. Ela preferia o Messi, mas, quando começou a namorar comigo, precisou mudar para o Cristiano Ronaldo. A gente estava com vergonha da faixa, mas vimos que fez sucesso e resolvemos aparecer – declarou Douglas.

O outro “midiático” dos torcedores era Samuel Alves Barros, de 21 anos. Esse aproveitou para emplacar seu rap em homenagem a Cristiano Ronaldo em diversas emissoras. Sozinho, chegou ao local às 8h e fez amizade com os ou torcedores de Portugal presentes.

O casal Douglas e Mayza e um pedido no mínino inusitado (Foto: Guilherme Borini)

Um alarme falso frustrou a torcida. Ansiosos pela chegada de Portugal, um jogador saiu no portão de desembarque. Mas não era Cristiano Ronaldo, Raul Meireles ou Pepe. Era apenas o lateral-direito David Myire, da Costa Rica, que se juntará ao elenco no lugar de Henier Mora, que foi cortado por lesão.

Por volta das 11h, quando foi confirmada pelos funcionários do aeroporto a informação que os jogadores não passariam pelo saguão, todos os torcedores e também profissionais se deslocaram para um portão do lado externo, por onde o ônibus da seleção sairia rumo ao hotel. Após mais uma longa espera de mais de uma hora, os jogadores passaram por volta das 13h15, saudados por aproximadamente 200 pessoas.

Confira a agenda da seleção de Portugal no Brasil:

11/06 – Chegada ao Brasil – 11h

12/06 - Treino aberto - 10h30 - Moisés Lucarelli, Campinas (SP)

13/06 - Treino - 10h30 - CT da Ponte Preta, Campinas (SP)

14/06 - Treino - 10h - CT da Ponte Preta

15/06 - Treino Fifa - 14h30 - Arena Fonte Nova, Salvador (BA)

16/06 - Jogo - Alemanha x Portugal - 13h - Arena Fonte Nova, Salvador (BA)

18/06 - Treino aberto - 10h30 - Moisés Lucarelli, Campinas (SP) - A confirmar

19/06 - Treino - 10h30 - CT da Ponte Preta, Campinas (SP)

20/06 - Treino - 10h - CT da Ponte Preta, Campinas (SP)

21/06 - Treino Fifa - 19h30 - Arena Amazônia, Manaus (AM)

22/06 - Jogo - Estados Unidos x Portugal - Arena Amazônia, Manaus (AM)

23/06 - Treino - 15h30 - CT da Ponte Preta, Campinas (SP)

24/06 - Treino - 11h - CT da Ponte Preta, Campinas (SP)

25/06 - Treino Fifa - 12h15 - Mané Garrincha, Brasília (DF)

26/06 - Jogo - 13h - Portugal x Gana - Mané Garrincha, Brasília (DF)

25/06 - Treino Fifa - 12h15 - Mané Garrincha, Brasília (DF)

27/06 - Treino - 10h30 - CT da Ponte Preta, Campinas (SP)