icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
17/12/2013
21:32

A nadadora Poliana Okimoto faturou na noite desta terça-feira o seu primeiro troféu de Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico, premiação criada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Em cerimônia realizada no Teatro Bradesco, em São Paulo, a atleta da maratona aquática venceu a judoca Rafaela Silva e Yane Marques, do pentatlo moderno.

- Não sabia como seria essa noite. Poderia dizer que o importante é competir, mas isso não funciona com os atletas. Nós queremos sempre ganhar. Tinha concorrentes muito boas, merecedoras. Sei da dedicação de cada uma. Nossa vida é difícil, tem a pressão das competições. As duas estão de parabéns pelo ano maravilhoso. Quero agradecer a quem votou em mim - discursou Poliana, que chegou a pedir votos no Facebook.

Aos 30 anos, a nadadora recebeu sua segunda indicação ao prêmio. Em 2009, ela perdeu para a judoca Sarah Menezes.

Em 2013, Poliana conquistou três medalhas no Mundial de Desportos Aquáticos, em julho, em Barcelona, na Espanha. Ela foi ouro nos 10Km, prata nos 5Km e bronze nos 5Km por equipes. Além disso, venceu as duas últimas etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas e ainda bateu o recorde sul-americano nos 1.500m livre, marca que permanecia há 12 anos. Foi eleita pela revista americana Swimming World a melhor nadadora de águas abertas em 2013.