icons.title signature.placeholder Bruno Cassucci
03/02/2015
17:46

O Santos inicia em fevereiro um processo de reformulação nas suas categorias de base, e o primeiro passo foi a troca do comando do departamento. Nesta terça-feira, Hugo Machado D'Elia teve comunicada a sua demissão, que já vinha sendo comentada desde dezembro nos bastidores. Paulo Mayeda, que estava no São Carlos e já passou pelo clube, será o seu substituto.

Mayeda foi coordenador da base do Peixe entre 2000 e 2002, período em que a geração comandada por Diego e Robinho surgiu para o futebol. A diretoria alvinegra já confirmava o retorno dele, mas apenas como coordenador de uma rede de olheiros. No entanto, a função dele será de chefiar todo o trabalho com jovens no clube e ainda buscar novos talentos.

A nova diretoria santista, presidida por Modesto Roma Júnior, quer realizar mudanças estruturais e de métodos de trabalho nas categorias inferiores. O Santos deve voltar a realizar peneiras, ampliar o número de atletas na base e pode até criar uma equipe sub-23, a fim de facilitar a transição entre os times júnior e profissional.

Recentemente, outro importante membro da direção do departamento, o scout Sandro Orlandelli, já havia sido demitido.

Modesto Roma trata como prioridade também a construção de um novo CT para os jovens treinarem. O projeto aprovado pela antiga diretoria, em dezembro do ano passado, que contemplava quatro campos e mais alojamento, não agradou ao novo presidente, que afirmou que o terreno, situano na área continental de Santos, é muito distante.

Com passagem pelo Corinthians, Hugo D'Elia chegou ao Peixe em setembro de 2013 e desde então participou da conquista da Copa São Paulo de 2014, dos Paulistas sub-13 e sub-17 também do ano passado, e do torneio de Durban, na África.