icons.title signature.placeholder Marcello Vieira
09/07/2014
08:16

Trabalhar sem precipitações, com os pés no chão. Marcelo Gonçalves foi homologado na noite desta segunda-feira pelo Conselho Deliberativo do Fluminense na função de vice de marketing do clube. Ele comandará a pasta ao lado do diretor Rodrigo Terra e garante já ter definido as principais metas para os primeiros meses de trabalho. O crescimento do número de associados é prioridade.

– Foi dito recentemente que tínhamos a obrigação de conseguir 50 mil sócios até o fim do ano. Este número não corresponde à realidade. Conversamos com o presidente Peter Siemsen e definimos que nosso foco é o de atingir 35 mil associados até dezembro. O Flu hoje tem 23 mil sócios, três mil inadimplentes e buscamos mais 12 mil – explicou o dirigente ao LANCE!Net.

Para chegar a este número de 35 mil associados, que é inferior ao que era desejado por Peter para este momento no início da gestão, a nova equipe de marketing promete trabalhar o relacionamento com o cliente, ativações, e criar até mais dois planos para associados:

– Estamos trabalhando a partir de vários exemplos de planos de associados de sucesso que temos no país. Gostamos bastante do que é utilizado pelo Cruzeiro, por exemplo. Além da manutenção dos programas atuais, devemos criar programas para sócios que estão fora do país e para tricolores que não moram no Rio de Janeiro. Vamos também melhorar os planos de quem já é associado. O objetivo é mostrar que existe uma série de vantagens além do ingresso e da visita ao clube. Vamos divulgar melhor os benefícios.

TURISMO NAS LARANJEIRAS

Além da reformulação do Bar dos Guerreiros, o novo marketing do Flu pretende criar, ainda neste ano, um programa de visitação ao clube para que os torcedores passem o dia nas Laranjeiras.

A ideia é proporcionar uma experiência diferente ao público, com a presença de ídolos tricolores, por exemplo.

PROXIMIDADE COM PARCEIROS

Além dos associados, Marcelo Gonçalves e Rodrigo Terra planejam otimizar ações com os patrocinadores oficiais do Fluminense como Adidas, Unimed-Rio e Ambev. Cabe ressaltar que mais de 25 lojas do clube deverão ser criadas nos próximos meses, duas delas nas Laranjeiras e no Maracanã assim que a Copa do Mundo terminar. A oferta de produtos também será ampliada. 

BATE-BOLA 
Marcelo Gonçalves - Vice de marketing do Flu

‘Vamos acelerar o processo de associação’

Você pode exemplificar uma ideia para captação de novos sócios?
Uma das nossas ideias é a de acelerar o processo de associação. O torcedor, quando estiver na fila para comprar ingressos para os jogos do Fluminense, poderá ter a opção de se associar na mesma hora pagando os R$ 30 de mensalidade. Ele receberá um cartão e já poderá entrar no estádio tendo o privilégio do smartcard já no jogo seguinte. É algo que estamos vendo a viabilidade com o Consórcio que administra o Maracanã.

Quais foram os primeiros passos da nova gestão do marketing assim que assumiu o controle da pasta?
Temos um trabalho de CRM, ou seja, de conhecimento do cliente, bastante aprimorado. Dentro dessa base de informações, vamos buscar melhorar as experiências dos associados e oferecer novas experiências para os torcedores do Fluminense. Aos poucos vamos desenvolvendo os projetos.