icons.title signature.placeholder Fábio Aleixo
03/04/2014
07:00

Depois de cinco meses de disputa, a fase de classificação do NBB chega ao fim na noite desta quinta-feira  a realização de três jogos e poucas coisas a serem definidas. Com os 12 classificados aos playoffs já conhecidos, resta apenas saber quais serão os confrontos que serão realizados nas oitavas de final. E se der a lógica, nenhum duelo sofrerá alteração (veja abaixo).

Flamengo (1), Paulistano (2), Brasília (3) e Limeira (4) já estão garantidos nas quartas de final e folgarão até 25 de abril.

Até agora, o único confronto já garantido na primeira fase da etapa eliminatória é entre Bauru (8) e Basquete Cearense (9). Independentemente do que faça no jogo de hoje contra o líder Flamengo, às 20h, a equipe nordestina não ganhará nem perderá posições.

– Será um teste importante para o nosso time. O Flamengo encheu os olhos na conquista da Liga das Américas e vem muito bem no NBB. É um momento de dádiva jogar contra eles. Vai dar um algo a mais que precisamos para a próxima fase – afirmou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.

Nas outras duas partidas desta noite, Pinheiros e Palmeiras jogam em seus domínios e precisam do triunfo para garantirem a manutenção na quinta e 11 colocações, respectivamente. E ambos não devem ter tarefas complicadas.

Às 19h, os pinheirenses enfrentam o lanterna e rebaixado Espírito Santo, que venceu apenas quatro dos 31 jogos que fez na competição e saiu de quadra derrotado em suas últimas nove partidas.

Às 20h, no ginásio do Palestra Itália, o Palmeiras encara o Minas, que está eliminado, tendo vencido só dez de seus 31 jogos. Caso perca, o Verdão será ultrapassado pelo Mogi das Cruzes, que na noite de terça-feira surpreendeu o líder Flamengo e venceu por 94 a 90.

O cenário dos playoffs

Folgam nas oitavas
Flamengo (1º), Paulistano (2º), Brasília (3º) e Limeira (4º).

Cenário atual das oitavas
Pinheiros (5º) x Mogi das Cruzes (12º)
São José (6º) x Palmeiras (11º)
Uberlândia (7º) x Franca (10º)
Bauru (8º) x Basquete Cearense (9º)

O que ainda pode mudar
– Se o Palmeiras perder para o Minas, o Mogi pula para a 11 colocação, e o Verdão cai para o 12 posto.
– Se o Pinheiros perder para o Espírito Santo, cairá para a sétima colocação, sendo superado por São José (que viraria quinto) e Uberlândia (que passaria para a sexta posição).