icons.title signature.placeholder Caio Carrieri e Felipe Bolguese
21/06/2014
08:00

Jogador versátil, faz tempo, já é algo comum no futebol mundial. Mas nenhum exemplo supera Phillip Lahm, capitão da Alemanha, que enfrentará neste sábado, às 16h, no Castelão, a seleção de Gana, pela segunda rodada do Grupo G.

O jogador de 30 anos disputa sua terceira Copa do Mundo, e a terceira em posição diferente. Como anfitrião em 2006, na seleção de Jurgen Klinsmann, Lahm tinha apenas 22 anos e já aceitou a “bucha” de atuar improvisado na lateral esquerda. O garoto não só foi bem, como já deu o cartão de visitas, com o primeiro gol da Copa, na goleada por 4 a 2 sobre a Costa Rica, na abertura. Depois, sobraram elogios para o seu futebol.

Hoje, com 107 jogos e cinco gols por sua seleção, ele mesmo admitiu que esta deve ser sua última Copa. E para ele seria mais do que especial poder conquistar o primeiro título com a camisa de seu país. A última Copa conquistada pela Alemanha foi a de 1990, quando o agora volante tinha apenas sete anos de idade.

Para este Mundial, Lahm teve recuperação boa de uma lesão no tornozelo esquerdo. Quando reapareceu na equipe, seguiu como volante. A mudança de posição ocorreu no fim do ano passado, quando Pep Guardiola mudou-o de posição do Bayern de Munique (ALE).

– Lahm é um dos melhores laterais do mundo e, agora, é um dos melhores volantes do mundo. Se eu o escalasse de atacante, seria um dos melhores atacantes do mundo – disse Guardiola, na época.

Líder da Alemanha, ele já foi um dos destaques da equipe na goleada por 4 a 0 sobre Portugal, na estreia. Multicampeão pelo Bayern, multifuncional em campo e, acima de tudo, uma referência de doação em campo. O “garoto” Lahm promete dar trabalho nesta Copa, não importa onde quer que ele esteja...

LAHM NAS COPAS

2006
Com apenas 22 anos, ele foi titular na Copa da Alemanha. Atuou improvisado na lateral esquerda, formando o setor com Mertesacker, Metzelder (zagueiros) e Friedrich (lateral direito)
......................

2010
Na África do Sul, ele foi o capitão depois que Michael Ballack foi cortado por lesão. Desta vez, atuou em sua posição de origem, na lateral direita.
......................

2014
Nos últimos meses, o lateral começou a ser escalado como primeiro volante por Pep Guardiola no Bayern de Munique. O técnico Joachim Löw adotou a nova função.

......................