icons.title signature.placeholder Rodrigo Vessoni
24/06/2014
09:00

A terça-feira é especial para Lionel Messi que, em meio a um dos momentos de maior responsabilidade de sua carreira, completa 27 anos. Um aniversário que terá de ser comemorado com seus colegas de seleção argentina em Porto Alegre, cidade do terceiro jogo na Copa do Mundo, contra a Nigéria.

A competição mundial em solo brasileiro é a terceira de Messi. E, nas três, ele comemorou seu aniversário durante a disputa. Em 2006, o astro argentino completou 19 anos na Alemanha e festejou simultaneamente com Riquelme, que estava no plantel e nasceu no mesmo dia 24 de junho. Quatro anos depois, Messi recebeu os parabéns de seus parentes na Universidade de Pretória, na África do Sul, onde foi festado por Diego Maradona, então treinador da seleção, e seus companheiros.

O camisa 10 chega a essa idade com números que remetem a grandes nomes que vestiram a camisa azul e branca e, pelo que se vê nos gramados, devem ser ultrapassados nos próximos dias, meses ou anos. A começar pela quantidade de gols.


Messi tem 40 gols na equipe principal da Argentina, restando apenas 16 para igualar o goleador máximo, Batistuta, que marcou 56 vezes - atual astro da equipe já ultrapassou outros atacantes históricos e até mesmo Maradona, que fez 34. Dois dos gols do aniversariante foram marcados nesta Copa do Mundo, contra Bósnia e Irã.

Com 88 jogos pela Argentina, o meia-atacante está entre os que mais entraram em campo com a camisa azul e branca. Chegar ao primeiro é bastante difícil, já que Zanetti tem 145 participações. Mas Messi está a três jogos de igualar Maradona, e isso não é pouco. Caso a equipe de Sabella vá à semifinal, o ídolo da país será ultrapassado pelo atual astro.
 
Messi terá mais uma chance de melhorar seus números. Nesta quarta-feira, a Argentina jogará contra a Nigéria no Beira-Rio. Mais um jogo. Mais gols?

Artilheiros da seleção argentina:
1° Gabriel Batistuta - 56 gols
2° Lionel Messi - 40 gols
3° Hernán Crespo - 35 gols
4° Diego Maradona - 34 gols

Jogos na seleção argentina:
1° Zanetti - 145 jogos
2° Ayala - 115 jogos
3° Simeone - 106 jogos
4° Mascherano - 100 jogos
5° Ruggeri - 97 jogos
6° Maradona - 91 jogos
7° Messi - 88 jogos

Nas seleções de base:
Sub 23: 6 jogos / 3 gols
Sub 20: 18 jogos / 14 gols

No Barcelona:
425 jogos / 354 gols