icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
28/03/2014
12:29

A dupla de velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, líderes do ranking mundial da classe 49erFX, está na Espanha para disputar o Trofeo SAR Princesa Sofía. A competição, que acontece entre 31 de março e 5 de abril em Palma de Mallorca, vai reunir 882 velejadores de 55 países e será palco da quarta etapa, de cinco, da Copa do Mundo de Vela da Isaf (Federação Internacional de Vela).

- Viemos um pouco antes da competição começar para correr a regata-treino, que aconteceu na semana passada e que nós ganhamos. Não teve muito vento, mas fomos bem. Fizemos uma excelente preparação para chegar bem nessa competição, temos bastante concorrentes, mas estamos confiantes - disse Kahena Kunze.

A largada em Palma de Mallorca será dada com uma flotilha de 51 barcos de 49erFX. Mais uma vez as melhores velejadoras do mundo voltam a se enfrentar. Além das brasileiras, as campeãs mundiais Alex Maloney e Molly Meech, da Nova Zelândia, e as campeãs europeias Sarah Steyaert e Julie Bossard, da França, estarão na competição.

- Acho que será a prova com mais participantes da classe. No ano passado muitas duplas novas apareceram e agora todo mundo já se conhece. Todas já sabem bem como funciona o barco e o nível de disputa a cada campeonato aumenta, o que é ótimo para o esporte - afirmou Martine Grael.

A competição marca o início do circuito europeu para os velejadores que estão em campanha para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio-2016. As regatas começam na próxima segunda-feira, com uma classe paralímpica e dez olímpicas. Na 49erFX, serão disputadas três regatas por dia, totalizando 15 regatas, mais a medal race, onde as dez melhores duplas irão brigar pelo pódio.

Martine Grael e Kahena Kunze estão no segundo ano de competição do ciclo olímpico para os Jogos do Rio-2016. No ano passado, a dupla foi vice-campeã mundial de 49erFX, campeã americana e da Miami OCR, vice-campeã europeia e campeã sul-americana de 49erFX. Na temporada de 2014, Martine e Kahena conquistaram a Copa Brasil de Vela, o vice-campeonato Americano e o quarto lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo.