icons.title signature.placeholder Marcelo Damato
08/12/2013
13:11

O sorteio da Costa do Sauípe afetou até a estrutura do setor elétrico do Nordeste. Por determinação do Operador Nacional do Sistema, uma operação de troca de para-raios numa linha de transmissão que chega até Alagoinhas, na Bahia, foi suspensa por uma semana.

A manutenção normalmente é feita aos fins de semana, quando a demanda por energia é menor. Mas a ONS determinou que a volta ao trabalho aconteça apenas na próxima segunda-feira, apesar de o sorteio da Copa do Mundo ter acontecido na sexta-feira.

Esse é outro dos custos indiretos da cerimônia do sorteio, cujo preço oficial é de R$ 26,4 milhões. O governo da Bahia já pagou R$ 3,2 milhões e dará outro tanto, já usando recursos do orçamento de 2014.

Outro custo não contabilizado na operação foi o esquema de segurança, que envolveu centenas de policiais de várias polícias da Bahia, como a Militar e a Florestal. Durante a Costa do Sauípe foram realizados vários bloqueios e desvios na chamada Linha Verde, estrada que vai de Salvador a Aracaju (SE), ligando as cidades à beira-mar do norte do Estado.