icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
29/11/2014
12:48

Em 115 anos, completados neste sábado, o Barcelona contou com grandes craques brasileiros ao longo de sua história. Quatro deles se tornaram o Melhor do Mundo atuando pelo clube catalão. Para comemorar o aniversário do Barça, o LANCE!Net relembra os brasileiros que marcaram época no Camp Nou.

1º) Evaristo de Macedo
Primeiro grande brasieiro a defender as cores azul e grená, Evaristo jogou no clube entre os anos de 1957 e 1962, conquistando dois Campeonatos Espanhois e três Copas da Uefa. O ex-jogador é ainda o maior artilheiro brasileiro do time catalão, com 78 gols marcados.


2º) ROMÁRIO

                                         
O Baixinho deixou saudades no Barcelona. Integrante de um time estelar, que também contava com o búlgaro Hristo Stoichkov, o brasileiro contribuiu e muito para o tetracampeonato espanhol do clube na temporada 1993/94, com direito a uma atuação de gala na goleada de 5 a 0 sobre o Real Madrid, marcando três gols. Seu faro de artilheiro rendeu a alcunha de "Gênio da grande área" dada pelo então técnico do time catalão, Johan Cruyff.

3º) RONALDO FENÔMENO


Ronaldo não teve uma passagem longa pelo Barça, mas deixou sua marca no clube. Na temporada 1996/97, o camisa 9 desandou a marcar gols, terminando como artilheiro do Campeonato Espanhol. Suas atuações pelos culés lhe renderam o título de Melhor Jogador do Mundo em 1997. O principal título de Ronaldo pelo Barça foi a Recopa Europeia, anotando gol na decisão contra o Paris Saint-Germain.

4º) RIVALDO

O pernambucano Rivaldo chegou ao Barcelona com a missão de substituir Ronaldo Fenômeno, que havia se transferido para a Inter de Milão. E conseguiu este objetivo com louvor, conquistando o Campeonato Espanhol, feito que seu antecessor não conseguiu. Rivaldo ainda foi campeão da Copa do Rei, em 1998. Em 1999, é eleito o Melhor do Mundo pela Fifa, além de levar a Bola de Ouro, concedido pela revista francesa France Football.  

5º) RONALDINHO GAÚCHO


Ronaldinho jogou cinco temporadas pelo Barça, vivendo seu auge na carreira durante os anos de 2005 e 2006, quando foi eleito duas vezes seguidas o Melhor Jogador do Mundo. Pelo clube catalão, conquistou uma Liga dos Campeões, dois Espanhois e duas Supercopas da Espanha, além de ser aplaudido de pé pela torcida do Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu após vitória de 3 a 0 no clássico.


BÔNUS: NEYMAR


Desde 2013 no Barcelona, o atacante ainda busca escrever seu nome na história do clube assim como fizeram seus compatriotas citados acima. Atualmente, o camisa 11 vive grande fase, fazendo uma dupla eficiente com o argentino Lionel Messi. E Neymar já conquistou um título com o time blaugrana: a Supercopa da Espanha, em 2013, marcando o gol do título, contra o Atlético de Madrid.