icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
15/06/2014
02:01

Demetrious Johnson e Ali Bagautinov realizaram um duelo equilibrado na luta principal do UFC 174, que aconteceu neste sábado, em Vancouver, no Canadá. Após cinco rounds de combate, o americano manteve o cinturão dos moscas por decisão unânime dos juízes.

Johnson e Bagautinov protagonizaram um embate praticamente todo realizado na luta em pé. O campeão tentou priorizar a trocação, enquanto o desafiante investiu na luta agarrada, tentando encurralar seu oponente na grade.

Mais rápido, Johnson acertou o maior número de golpes e foi superior ao seu oponente na luta em pé. Bagautinov arriscou pouco na trocação, esperando por uma chance de acertar um soco forte, e sempre que conseguia encurtar a distância, partia para luta agarrada e pressionava seu adversário contra a grade. Porém, quando o duelo ficava no clinch, o campeão não parava de golpear e acertou diversas joelhadas no tronco do russo.

Logo após o combate, Johnson fez questão de ressaltar a qualidade de seu adversário. O americano comentou que o russo é um atleta muito duro e ainda mandou um recado aos outros competidores da divisão dos moscas. Segundo Johnson, ele é o "rei" e já está a espera de seu próximo oponente.

Johnson superou Bagautinov na trocação no UFC 174 (FOTO: Getty Images)

- Ali Bagautinov é muito duro. Ele tem a mão pesada. Dei alguns fortes golpes também e ele não caiu, mas consegui fazer uma boa luta. Eu sou o rei da divisão e estou pronto para quem vier - comentou o atleta, em entrevista ainda no octógono.

Único campeão da categoria peso-mosca do Ultimate, Johnson fez sua quarta defesa de título contra Bagautinov. Ao todo, o americano possui um cartel de 20 vitórias, duas derrotas e um empate no MMA. Já Bagautinov sofreu seu primeiro revés no UFC e agora tem 13 triunfos e três derrotas em seu histórico.

A LUTA
1º Round
Após um primeiro minuto de muito estudo, o campeão passou a tomar o centro do octógono. O americano mostrava-se mais rápido e conseguia conectar mais golpes, enquanto seu oponente esperava por um soco mais forte. Na metade do assalto, o russo conseguiu encurralar seu oponente na grade e investiu na luta agarrada até o fim do round.

2º Round
No segundo assalto, Johnson continuou dominando o centro do octógono. O americano encurralou seu oponente na grade, onde conseguiu desferir bons golpes, enquanto seu rival arriscava pouco. Na parte final do round, Bagautinov conseguiu partir para luta agarrada e pressionou o campeão contra a grade. O russo ainda tentou algumas derrubadas, mas não teve sucesso.

3º Round
No início do terceiro assalto, Bagautinov voltou a investir na luta agarrada econseguiu encurralar seu oponente na grade. Depois, na metade do round, quando o público começou a vaiar, Johnson conseguiu sair da tela e deu boas joelhadas em seu adversário. Na parte final do round, Bagautinov conseguiu uma derrubada, mas o campeão se levantou rapidamente.

Johnson bateu Bagautinov por decisão unânime dos juízes (FOTO: Getty Images)

4º Round
Os atletas voltaram para o quarto assalto levando o confronto mais na trocação. O russo ficou mais ofensivo na luta em pé e os lutadores passaram a alternar o domínio do centro do octógono. Na parte final do round, Bagautinov conseguiu acertar um forte soco de direita, mas o campeão resistiu bem.

5º Round
Após um início movimentado novamente na trocação, Bagautinov passou a investir de novo na luta agarrada. O russo conseguiu encurralar seu oponente na grade, mas não acertou golpes contundentes. Depois, Johnson conseguiu reverter a posição e acertou fortes joelhadas em seu adversário. No minuto final, o campeão encaixou uma boa sequência, mas o desafiante também respondeu com um forte soco de direita.

Rory MacDonald x Tyron Woodley
Lutando em casa, Rory MacDonald não deu chances para Tyron Woodley e bateu o americano por decisão unânime dos juízes. O canadense valeu-se da maior distância para manter seu oponente encurralado na grade durante praticamente todo o embate. Superior na trocação, MacDonald minou seu adversário durante os três rounds.

Com o resultado, o canadense se coloca muito perto de uma disputa de título dos meio-médios. MacDonald agora possui um cartel de 17 vitórias e duas derrotas na carreira. Já Woodley, que sofreu seu segundo revés dentro do Ultimate, agora tem 13 triunfos e três derrotas na carreira.