icons.title signature.placeholder Daniela Caravaggi
07/11/2013
11:11

Os Jogos Escolares da Juventude começam nesta quinta-feira, em Belém (PA). Organizada desde 2005 pelo Comitê Olímpico Brasileiro, a maior competição escolar do país chega ao Norte pela primeira vez. Nesta etapa, cerca de 4 mil atletas com idade entre 15 e 17 anos de 1251 escolas públicas e privadas competirão em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez) do dia 7 a 16 de novembro. A cerimônia de abertura está marcada para às 18h desta quinta-feira (19h de Brasília).

As competições individuais, porém, começam na sexta-feira. Na semana que vem é a vez dos esportes coletivos.

Para participar dos jogos, o aluno precisa estar matriculado em alguma escola do seu estado. Seletivas municipais foram organizadas pelas secretarias de educação e esporte durante o ano. Após essa etapa, seletivas estaduais foram realizadas, em que escolas e atletas de todo o país foram, enfim, classificados para o evento nacional.

As despesas como transporte interno, hospedagem, premiações, arbitragem e alimentação serão todas pagas pelo COB. 250 voluntários, em sua maioria estudantes, também ajudarão na organização do evento. Além de receberem alimentação e vale transporte, receberão também um certificado de horas complementares para declararem na univerisade.

Antes de Belém, outras cidades brasileiras receberam os Jogos Escolares da Juventude. Brasília, João Pessoa, Londrina/Maringá, Goiânia, Curitiba e Cuiabá foram sedes entre 2005 e 2012.

*A repórter viajou a convite do COB