icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
15/06/2014
18:31

A Fifa divulgou neste domingo o nome do árbitro responsável por comandar a segunda partida do Brasil na Copa do Mundo, contra o México, na terça-feira, no Castelão, em Fortaleza. Será o turco Cüneyt Çakir, o mesmo que apitou a final do Mundial de Clubes de 2012, em que o Corinthians sagrou-se campeão com vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea (ING).

Çakir tem 37 anos e é o segundo árbitro turco a participar de uma Copa, de acordo com o site oficial da Fifa. Antes dele, Dogan Babacan atuou na Copa da Alemanha, em 1974, vencida pelos donos da casa.

Considerado experiente pela entidade máxima do futebol, Cüneyt Çakir terá a responsabilidade de comandar o jogo da anfitriã após arbitragem muito polêmica do japonês Yuichi Nishimura na estreia do Brasil na Copa, contra a Croácia. Yuichi marcou um pênalti duvidoso em Fred, convertido por Neymar, e indignou os croatas.

O técnico Niko Kovac disse após a partida, vencida pela Seleção Brasileira por 3 a 1, que a Copa corria o risco de virar um circo caso as arbitragens seguissem favorecendo o Brasil. Ele também reclamou do terceiro gol, marcado por Oscar. Segundo o croata, Ramires fez falta no lance anterior ao tento.

Brasil e México será às 16h na terça, na capital cearense. As duas equipes venceram na estreia e lideram o Grupo A com três pontos: o Brasil, com dois gols de saldo, fica na primeira posição. O México fez 1 a 0 em Camarões.