Greve por tempo indeterminado no Parque Olímpico Rio-2016


Escrito por

Os trabalhadores do Parque Olímpico decidiram deflagrar uma greve, após tentativas infrutíferas de obterem benefícios junto ao Consórcio Rio Mais, responsável pelas obras do complexo. Na manhã desta segunda-feira, tiros chegaram a ser disparados, durante uma manifestação na Avenida Abelardo Bueno, que passa em frente ao local das obras.

– As obras estão em atraso e o consórcio não quer dar um incentivo ao trabalhador, que está comprometido com o projeto – disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sintraconst), Carlos Antonio Souza.

Parados desde a quinta-feira, os operários do Parque Olímpico fizeram várias reinvindicações, como plano de saúde extensivo a dependentes, pagamento de R$ 300 de tíquete-assiduidade, programa de produtividade, folga de campo a cada 90 dias com passagem paga pela empresa para trabalhadores alojados no canteiro de obras.

Além dos pedidos de benefícios ao consórcio Rio Mais, parte dos trabalhadores deseja que o Sintraconst seja substituído nas negociações pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Pesada (Sitraicp). Essa divisão provocou tumulto e alguns tiros foram disparados durante uma manifestação em frente ao futuro Parque Olímpico Rio-2016.

– Não vou, lá, até ser chamado. Mas entendo que as obras do parque são da construção pesada. E os trabalhadores querem a nossa representação – afirmou o presidente da Sitraicp, Nilson Costa.

Por nota, o Consórcio Rio Mais repudiou e informou que investiga os atos de vandalismo ocorridos no canteiro de obras. Ainda escreveu que manterá a postura de diálogo permanente e transparente com todos os trabalhadores.

Uma nova rodada de negociações está prevista para terça-feira.

___________________________________________

Bate-Bola

Carlos Antonio Souza
Presidente do Sintraconst-Rio

Por que as negociações não chegaram a um acordo?
Faltou sensibilidade ao consórcio. Eles poderiam ter cedido.

Mas essa paralisação provoca atraso nas obras.
Até por sua complexidade, as obras estão atrasadas. O consórcio não entende que precisa dar um incentivo a mais para o trabalhador.

A greve é por tempo indeterminado? Não tem negociação?
O trabalhador está comprometido. Mas o consórcio precisa ceder. Voltaremos a negociar. Se eles cederem, retornamos ao trabalho. Senão, ficamos como estamos.

__________________________________________

Outras obras dos Jogos também são afetadas por greves

Além dos operários do Parque Olímpico, os trabalhadores da construção pesada também entraram em greve nesta segunda-feira. Com a decisão, obras como a Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, além dos corredores de ônibus expresso previstos para os Jogos tiveram parte de suas obras paralisadas.

– A adesão foi de 80% em todas as obras no Rio. Essa greve não se limita às construções olímpicas – explicou o presidente do o presidente da Sitraicp, Nilson Costa.

De acordo com Costa, desde a semana passada, algumas obras já estavam sofrendo paralisações. O dirigente sindical citou a construção do BRT Transcarioca, que ligará o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca.

O Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 disse que tem procurado compensar o atraso na obras do Parque Olímpico com a antecipação do desenvolvimento de outros projetos. Mas advertiu que o tempo perdido na construção do complexo terá de ser recuperado ao término das paralisações.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter