Rodrigo Caetano (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Rodrigo Caetano está presente no Fórum (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

LANCE!
02/05/2017
15:24
- Rio de Janeiro (RJ)

Nos próximos dias 4 e 5 de maio acontece, das 13h às 20h, no Centro de Convenções Mário Henrique Simonsen, na Barra da Tijuca, o Fórum Prisma: Explorando Novos Caminhos. O evento promoverá um espaço para que terapeutas, educadores, pais, gestores sociais e esportistas consagrados compartilhem suas experiências e reflitam sobre novas formas de lidar com situações de adversidade, especialmente relacionadas aos jovens.

Idealizado pelo Reciclando Mentes, instituição sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de estudos e projetos dentro das áreas clínica e social, com base na terapia narrativa e nas Práticas Narrativas Coletivas, em parceria com a Malaika Experience, que promove o desenvolvimento das relações humanas através de vivências interativas, o Fórum contará com a presença de profissionais de diversos segmentos. Participarão grandes atletas que se ocupam há anos de criar oportunidades para jovens através do esporte, como Rodrigo “Minotauro” Nogueira e Flávio Canto. Também estarão presentes Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol do Flamengo, e o jornalista Marcelo Oliosi, o Smigol, além de importantes empreendedores sociais, como Beto Chaves, coordenador de Projetos Sociais e Institucionais da Polícia Civil do Rio de Janeiro e criador do programa Papo de Responsa, Olivier Terreault, fundador do Teatro do Sopro, que leva “palhaços terapêuticos” a abrigos de idosos e Lúcia Helena Abdalla, psicóloga clínica, terapeuta de família especialista em saúde mental infanto-juvenil e coordenadora do Reciclando Mentes.

No evento, o Dr. David Denborough, diretor do Dulwich Centre Foundation, da Austrália, referência internacional em Práticas Narrativas Coletivas, apresentará algumas das metodologias já desenvolvidas dentro desta abordagem que, de modo leve e lúdico, se utiliza de metáforas como a do esporte para levar os jovens a refletir sobre a vida. David, através das suas histórias ao redor do mundo, como o trabalho desenvolvido em campos de refugiados, oferece diferentes possibilidades para lidar com cenários de adversidade.

Toda a renda adquirida pelo Fórum Prisma: Explorando Novos Caminhos será revertida para as ações de transformação social desenvolvidas pelo Reciclando Mentes junto às ONGs já assistidas pelo programa, como o “Instituto Irmãos Nogueira” e o “Instituto Rumo Náutico”.