icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
07/11/2013
09:37

O foguete russo Soyuz decolou com sucesso nesta quinta-feira da base de Baikonur, no Cazaquistão. Uma tripulação de três homens foi em direção ao espaço com o objetivo de levar a tocha da Olimpíada de Inverno de 2014, que será em Sochi, na Rússia, em fevereiro.

Este será o mais longo caminho percorrido por uma tocha olímpica. O foguete ainda viajou decorado com flocos de neve, em alusão aos Jogos de Inverno.

A expectativa é que em menos de seis horas o russo Mikhail Tyruin, o americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wakata cheguem com a tocha à Estação Espacial Internacional.

FOTOS:
> Confira a galeria de fotos da partida do foguete Soyus

Desde que foi dado início ao revezamento da tocha no mês passado, a chama do objeto já se apagou em algumas oportunidades. Porém, vale lembrar que, por razões de segurança, a tocha olímpica não será acesa no espaço.

O astronauta russo Tyurin vai entregar a tocha aos colegas russos Oleg Kotov e Sergei Ryazansky, que a levarão a uma caminha espacial no sábado.

A tocha olímpica já foi para o espaço em outras duas oportunidades, nas Olimpíadas de Verão de 1996 e 2000, mas nunca foi levada em uma caminhada espacial.