icons.title signature.placeholder Lucas Pastore
24/11/2013
19:00

O Flamengo não corre mais riscos de cair para a Série B do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Rubro-Negro recebeu o Corinthians no Maracanã e venceu por 1 a 0, com gol de Paulinho. Com isso, o time carioca chegou aos 48 pontos e não pode mais ser alcançado pelas equipes que estão na zona do rebaixamento. O Timão, por sua vez, segue com 49 pontos, no meio da tabela e sem maiores objetivos na temporada.

A equipe da casa começou o jogo mais preocupada com a defesa do que com o ataque, se esforçando para fechar os espaços perto de sua área. Mesmo assim, foi o Flamengo que saiu na frente. Aos 18 minutos do primeiro tempo, Paulinho bateu forte de fora da área e marcou um belo gol, parecido com o que Amaral fez contra o Atlético-PR no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Walter, goleiro do Corinthians, caiu um pouco atrasado no lance e chegou a tocar na bola.

A partir daí, a chuva apertou e o Corinthians passou a frequentar mais ainda o campo de ataque, mas sem assustar. O lance mais agudo aconteceu aos 28 minutos, quando Romarinho recebeu de Emerson Sheik dentro da área e bateu na rede, mas pelo lado de fora. Porém, até o fim do primeiro tempo, a jogada de maior perigo veio com Carlos Eduardo, do Flamengo, que acertou o travessão aos 33 em forte chute de pé esquerdo.

Aos 36, Elias atingiu com o cotovelo o rosto de Guilherme em disputa de bola aérea na intermediária de ataque do Corinthians. O volante do Timão caiu no chão com sangue no rosto e teve de sair – Tite promoveu a entrada de Diego Macedo em seu lugar. O lance revoltou os jogadores do time visitante, que cobraram o árbitro. O camisa 8 do Fla levou amarelo no lance.

Antes do início do jogo, jogadores de Flamengo e Corinthians aderiram ao protesto do Bom Senso F.C. e sentaram no gramado

A segunda etapa começou com o assistente assinalando dois impedimentos equivocadamente contra o Flamengo. Apesar da tentativa do Timão de pressionar, o time da casa conseguia encontrar espaços para atacar. Aos 24, Adryan fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro, mas Walter impediu que a bola chegasse a Hernane.

Tite tentou deixar sua equipe mais ofensiva ao sacar o lateral Igor e lançar o meia Douglas. Antes, Pato já havia entrado no lugar de Romarinho. No entanto, as alterações não surtiram efeito. O Timão só conseguiu levar perigo nos minutos finais, com chute de longe de Renato Augusto e finalização de dentro da área de Sheik, que exigiram boas defesas de Felipe. Enquanto isso, o Fla, satisfeito com o resultado, passou a administrar o jogo e a se poupar de olho no jogo de quarta-feira, quando voltará ao Maracanã para decidir o título da Copa do Brasil contra o Atlético-PR.

Na próxima rodada, a penúltima do Brasileirão, o Corinthians recebe o Internacional no sábado, às 21h (de Brasília), na despedida do técnico Tite do Pacaembu. No dia seguinte, às 17h, o Flamengo visita o Vitória no Barradão.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 x 0 CORINTHIANS

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 23/11/2013 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Fabricio Neves Correa (RS)
Auxiliares: Jose Eduardo Calza (RS) e Luis Claudio Rodrigues da Costa (AM)
Público/Renda: 23.284 pagantes/R$ 1.014.390,00
Cartões Amarelos: Wallace e Elias (FLA)
Gol: Paulinho (18'/1ºT)

Flamengo: Felipe, Digão, Wallace, Samir e João Paulo; Amaral (Diego Silva, intervalo), Elias, Gabriel (Val, 21'/2ºT) e Carlos Eduardo (Adryan, 21'/2ºT); Paulinho e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida

Corinthians: Walter, Edenílson, Cleber, Gil e Igor (Douglas, 24'/2ºT); Ralf e Guilherme (Diego Macedo, 38'/1ºT); Romarinho (Alexandre Pato, 15'/2ºT), Danilo e Renato Augusto; Emerson Sheik. Técnico: Tite