icons.title signature.placeholder Rodrigo Ciantar
14/06/2014
08:14

Dória, Gabriel, Vitinho... Promessas da base do Botafogo que nos últimos anos viraram realidade no time principal. Mas ao que parece, não vai parar por aí. Há uma nova safra surgindo que, num futuro breve pode brilhar entre os profissionais. Neste sábado, essa garotada alvinegra disputa a final da Taça Rio Sub-20, contra o Fluminense.

Quem comanda o time sub-20 do Botafogo atualmente é Mauricio Souza, que até o início deste ano era auxiliar de Eduardo Hungaro nos profissionais. E, com conhecimento de causa, atesta que alguns dos garotos da base têm qualidade para serem utilizados brevemente no time principal.

– É uma geração de muito talento e vem mostrando resultado. Alguns podem, sim, compor o grupo principal futuramente – disse Mauricio Souza, apontando alguns destaques do time alvinegro.

– Nosso grupo é homogêneo. Temos uma defesa forte, sofremos apenas cinco gols na Taça Rio. Temos o lateral-direito, Erik, que é capitão. Dos jogadores de frente, André, Vinicius, nosso artilheiro. Tem o Rafael, um médio atacante de qualidade. É um grupo talentoso – disse.

Deste grupo, alguns jogadores já começam a chamar atenção de Vagner Mancini. Vinicius, que tem apelido de Tanque, por exemplo, já até foi relacionado para um jogo dos profissionais neste ano (contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro).

Num momento em que o Botafogo, em crise financeira, não consegue contratar, olhar mais um pouco para a base parece a melhor saída.

Artilheiro sonha com novas chances

Vinicius Tanque se apega ao histórico recente para sonhar com novas oportunidades no time principal. Ele já foi relacionado uma vez por Vagner Mancini e é um dos favoritos para subir aos profissionais brevemente.

– Esta nova safra do Botafogo tem muita qualidade. A diretoria está com uma filosofia de aproveitar os jovens no time profissional. Exemplos não faltam atualmente: Dória, Gabriel, Daniel, Gegê, Sidnei... Quem sabe o Vinicius não aparece ainda este ano nos profissionais também? Já fiquei no banco uma vez neste brasileiro, contra o Goiás – disse o atacante, de 20 anos.

Vinicius vem se destacando no Campeonato Carioca Sub-20 e é o artilheiro do Botafogo na competição, com 12 gols até agora.