icons.title signature.placeholder RODRIGO CERQUEIRA
16/06/2014
15:32

As ruas de Curitiba se transformaram num encontro de culturas, povos e idiomas na tarde desta segunda-feira, por conta do jogo entre Irã e Nigéria, pelo Grupo F da Copa do Mundo do Brasil, na Arena da Baixada. Em várias esquinas eram possível ver iranianos, nigerianos e brasileiros em uma grande congraternização. O difícil, para falar a verdade, era "conversar". Mas para isso há o idioma universal do futebol.

O idioma oficial do Irã é o persa. Alguns torcedores do país falavam inglês, o que facilitava a conversa com os nigerianos (que praticam esse idioma). Outros, porém, se entendiam com gestos e imagens com os brasileiros. Mas todas as músicas seguiam o dialeto local, ao pontos de os brasileiros observarem para tentar seguir o ritmo.

Antes do jogo, um bar próximo da Arena da Baixada foi o ponto de encontro dos povos. Muitos queria ver Portugal x Alemanha pela televisão. E aproveitavam para colocar o papo cultural em dia. O local também é frequentado por torcedores do Atlético-PR. Estes tentavam mostrar para os iranianos um pouco da história do clube, como camisas, imagens, nomes de ídolos... E assim é a festa dos povos na Copa do Mundo.