Festa de encerramento da Copa só empolga com Shakira e Ivete

Fechamento da Copa (Foto: Odd Andersen/ AFP)
Fechamento da Copa (Foto: Odd Andersen/ AFP)

Escrito por

Como a festa de abertura da Copa do Mundo, a cerimônia de encerramento foi rápida e não chegou a empolgar a maioria dos torcedores que já haviam entrado no Maracanã.

Pressionada pelas críticas feitas no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, a organização apostou na parceria escola de samba-axé music, com a Acadêmicos do Grande Rio e Ivete Sangalo. A musa baiana cantou músicas antigas e, ao menos, caiu no gosto da galera com “Sorte Grande” (do refrão “levantou poeira”) e “Festa”.

A maior atração internacional foi de novo Shakira, na terceira apresentação em final de Mundial. Ela cantou o novo hit “Dare (La La La)”, acompanhada do baiano Carlinhos Brown, com figurino curioso, de black tie e cocar. Também deram uma palhinha o guitarrista mexicano Carlos Santana, ao lado do músico haitiano Wyclef Jean e do brasileiro Alexandre Pires, interpretando a música “We Will Find a Way” (“Nós encontraremlos um caminho” em português).


Acadêmicos do Grande Rio, representando os países da Copa (Foto: Jefferson Bernardes/ VIPCOMM)

A festa, porém, durou apenas 18 minutos. Na abertura foram 25 minutos, com show do trio formado por Jennifer Lopez, Claudia Leitte e Pitbull, cantando “We Are One”.

Antes do show, houve uma pequena apresentação de cerca de 400 pessoas, para lembrar temas importantes para a Fifa, como liberdade, solidariedade, diversidade e paixão pelo futebol. Cerca de mil pessoas se envolveram em toda a cerimônia, que prestou homenagem ao futebol e aos símbolos da entidade.

A cerimônia foi dividida em cinco atos: 1) O futebol, com o lema da Fifa “Liberdade, Solidariedade, Diversidade e Paixão”; 2) Encontro, com os dois finalistas sendo recebidos pelos outros 30 países participantes; 3) O Cortejo Dourado, em referência à taça da Copa; 4) Tributo ao Futebol, com coreografia simbólica colocando frente a frente Alemanha e Argentina; e, finalmente, 5) Show, com Shakira e Carlinhos Brown, depois Alexandre Pires, Carlos Santana e Wyclef Jean; e encerrando com músicas populares de Alexandre Pires e Ivete Sangalo.


A colombiana Shakira, um espetáculo à parte na cerimônia de encerramento (Foto: Odd Andersen/ AFP)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter