icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
31/07/2014
14:03

O Grêmio não ganha um título desde 2010, com a conquista do Gauchão. Mas, constantemente, o jejum tratado é de 13 anos, por conta da última conquista da Copa do Brasil em 2001. Felipão tratou de deixar claro o que, para ele, vale: os quatro anos de ausência de taças. O ídolo gremista também falou sobre as competições que terá pela frente no clube.

O jejum de títulos é citado como um dos motivos de maior pressão para o elenco, ano após ano. O Grêmio ganhou o Gauchão de 2010 sob o comando de Silas. Mas, o último título de maior magnitude foi a Copa do Brasil em 2001, com Tite.

- Claro que para um clube da estatura do Grêmio, todo mundo não aceita. Mas acho que não só eu, mas a equipe, tem condições de almejar e conquistar os títulos que o Grêmio necessita. Tem boa qualidade. Tenho visto alguns jogos, tem qualidade. Sou uma das peças para que a gente conquiste o que não conquistamos ha quatro anos, porque tem isso, o Grêmio não ganha desde 2010, com quem foi... Silas! Mas sou uma peça, tem os jogadores também - disse Felipão, respondendo se a sua presença poderia ser determinante para o fim do período.

O Tricolor tem duas competições pela frente: a Copa do Brasil, que o clube entra nas oitavas de final, e o Brasileirão, no qual é 10° colocado, com 19 pontos, nove atrás do líder Cruzeiro. Apesar de ter no currículo diversas competições de mata-mata, Felipão não dará foco especial para a Copa do Brasil.

- Nem eu nem os jogadores desejamos nos preocupar só com Copa do Brasil. Claro que para um título no momento, é um caminho bem mais curto. Vamos esperar chegar. Gosto de Copa do Brasil, mas tem que gostar do Brasileiro, que é o que temos - comentou o novo treinador.

Luiz Felipe Scolari tem os principais títulos do Grêmio na década de 90. Ganhou Copa do Brasil em 94, Libertadores em 95 e Brasileirão em 96. Não só venceu como também levou o time a finais, como na Copa do Brasil de 95 e no vice do Mundial, no mesmo ano. O espírito vencedor foi um dos pontos que pesaram para sua contratação.