icons.title signature.placeholder Walter de Mattos Jr - Editor e fundador do L!
23/06/2014
16:20

Chilenos detidos no Maracanã: falha na segurança (Foto: Walter de Mattos Jr. / L!Press)

Jérôme, vai deixar barato?
A questão da segurança, impondo de fato o limite do perímetro para quem tem ingresso, é fundamental. Fosse assim, não teria havido a invasão do Maracanã pelos torcedores chilenos sem ingresso. Era um bando e, mesmo que estivessem ao redor do estádio antes do horário da imposição do perímetro, teriam que ter sido abordados para apresentar seus tickets. Mas a comida nos bares é ainda o ponto mais falho até agora, numa Copa que tem nos brindado com jogos muito bons mesmo. Primeiro, faltavam sanduíches em praticamente todos os estádios. Agora, melhorou um pouco, mas a velocidade do atendimento é de chorar. Parece que não houve treinamento. No intervalo, no Recife, centenas de torcedores ficaram nas filas até terem se passado mais de dez minutos do segundo tempo. Quais a medidas que a Fifa está tomando? Deveria informar com mais precisão aos seus clientes e não ficar num lacônico “estamos tomando providências”. Que não venham dizer depois que é culpa das empresas brasileiras ou da mão de obra tupiniquim,  pois a toda poderosa do fut foi quem as selecionou (os McDonald’s no Brasil operam em padrões mundiais). Se não melhorar logo, a Copa termina e esta conta vai ficar é para a Fifa!

Benzema é um dos destaques da França, seleção das poucas que vem mostrando qualidade (Foto: AFP)

Até agora

O sucesso até agora na Copa Br/14 foi dos que tiveram entrega ao jogo, como Chile e Costa Rica, ou a seleção que apresenta qualidade, como a da França, até agora a única que se portou em alto nível na duas rodadas. Alemanha e Holanda tiveram excelente desempenho, mas somente em uma partida. Argentina e Brasil? Pior, pois ainda não encantaram em nenhuma!

O Brasil e suas duas opções
Ou jogamos com o coração nas chuteiras ou exibimos um talento que ainda está adormecido neste mundial. Ou não vamos longe!

Só ele?
Mesmo sem brilhar, temos equipe mais homogênea. Na Argentina, para minha decepção, Messi é o único que se salva!

Qual a verdadeira potência dos germânicos?
Depois da estreia avassaladora dos alemães, embora ajudados pelas circunstâncias, o empate contra a veloz Gana introduz pontos de interrogação na minha cabeça. Antes da Copa começar, eu avaliava os alemães como os favoritos, mesmo que somente um pontinho acima do Brasil. Vou assistir ao vivo Alemanha x EUA para tirar a prova dos nove. Vou contar para vocês e exclamar. Não sei se torcerei para voltar a aparecer o ótimo futebol deles ou se vou ser um pacheco dos bons, secando a turma do chucrute com salsichão. Vamos ver como começa o jogo!

Bernardinho vai cair do pedestal? (Foto: Ale Cabral / L!Press

Caindo
Ainda resta esperança, mas não se vê uma razão para apostar nesta equipe de Bernardinho, que amarga seis derrotas em nove jogos nesta edição da Liga Mundial. Hoje, ganhar da Polônia é a única maneira de ficar vivo. Depois de permanecer muitos anos no topo, será que vamos abrir espaço e cair do pedestal? Me pergunto se a crise na CBV não explica parte

Subindo
Felipe Massa do Brasil, quem diria, agora mais corajoso ao volante, conquistou uma pole, seis anos depois da última, em 2008, em Interlagos, quando venceu de ponta a ponta, mas perdeu o título na última volta da prova. Quem sabe tem musiquinha neste domingo!