icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
09/04/2014
11:42

Os atletas e fãs de todos os esportes comemoram nessa semana o Dia Internacional da Natação, uma das modalidades mais emocionantes nos grandes eventos como Olimpíadas e Pan-Americanos. Mas além do alto-rendimento, a pratica de atividades na água ajuda muita gente no Brasil e no mundo a ter qualidade de vida e saúde. Então, se você ainda não nada, pratique a natação, sempre com orientação de profissionais especializados.

No meu caso, além de diversão, a natação se tornou profissão. Por isso, o dia 8 de abril é um dos mais importantes pra mim. Eu devo tudo que conquistei fora da água, nos meus 28 anos, à natação. Aprendi bastante, fiz amizades duradouras, conheci o mundo inteiro, tive exemplos de sucesso, superação e transformei as braçadas e suor em medalhas. Não posso deixar de agradecer ao apoio dos treinadores, equipes e instituições, além dos patrocinadores. Todos vocês fazem parte dessa data e têm uma parcela nas medalhas em Olimpíadas, Mundiais e Pans.

Para os que vão começar, muita paciência e dedicação. Muitas vezes a gente acha que os resultados demoram a acontecer, mas faz parte da nossa evolução. No começo da carreira, eu quebrava marcas pessoais com mais facilidade. Hoje, uso mais mais experiência e conhecimento para nadar entre os melhores do mundo.

Dou uma pausa nos treinos pesados da semana para escrever o artigo e lembrar que 2014 é um ano diferente, com muitas competições importantes, mas que ainda são como treinos para brilhar em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Na Semana Santa, teremos o principal evento da natação nacional, o Troféu Maria Lenk, que será disputado na reformada piscina do Ibirapuera, em São Paulo. Será a última seletiva para obtenção de índices para o Pan-Pacífico, marcado para agosto, na Austrália. Como venho falando desde Barcelona, esse intervalo entre os mundiais de 2013 e 1015 será usado para muito treino e testes. Vou nadar quatro provas, incluindo as duas de medley, e colocarei outras duas como observação, que não valem pontos para meu clube, mas dá ritmo. Espero vocês no Ibirapuera!