icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
20/12/2013
08:00

Na época vencedora do Grêmio nos anos 90, o clube teve um jogador que protegia como poucos a defesa. Virou um ícone do estilo aguerrido gaúcho, mesmo sendo do interior do Sergipe. Dinho é ídolo gremista. Com um "E" a mais, Edinho diz que se espelhava no ex-volante e quer ser o "carregador de piano" do tri da América em 2014.

A história de ambos se assemelha. Os dois já eram campeões mundias ao chegar ao Tricolor. Dinho tinha conquistado o título com o São Paulo, em 93. Edinho levantou a taça com o inter, em 2006. Os dois, porém, carregam certa desconfiança no currículo. Dinho não era ícone como acabou sendo pelo Grêmio. Edinho foi valorizado pela torcida do Inter, mas muito criticado também por suas qualidades. No Fluminense, da mesma forma.

O volante brincou que cresceu vendo o Tricolor ganhar - Edinho tem 30 anos - e diz que se espelhava em Dinho quando mais jovem.

- Antigamente, a gente ligava a televisão e só escutava tocar o hino do Grêmio nessa época. É um cara que lutou muito, famoso carregador de piano, como eu sou também. É um cara que quando era moleque me espalhava muito, pela dedicação nos jogos. É um cara a ser seguido, pela história no Grêmio - destacou o camisa 8 gremista.

Edinho chega e terá trabalho na disputa por posição. O diretor-executivo Rui Costa negou que algum dos jogadores do setor - Souza, principalmente, que interessa ao São Paulo - irá deixar o clube. A concorrência tem Souza, Riveros, Ramiro, Adriano e Matheus Biteco. Garante que mantém as qualidades no desarme e na proteção à defesa, seu forte. E diz que seu estilo, como o de Dinho, casa com a Libertadores.

- O jeito de jogar é o mesmo, com mais experiêmcia, com muito mais vontade. É um desafio grande estar aqui, é um clube muito grande. Jogar uma Libertadores, sabemos quanto o jogador precisa ser aguerrido. É uma característica minha e não pode ser diferente - avaliou Edinho.

O Grêmio está próximo de anunciar o seu segundo reforço: o zagueiro Pedro Geromel, que atua pelo Mallorca, da Espanha. O jogador deve ser confirmado em breve como jogador gremista para a temporada de 2014.

De olho na Libertadores, Edinho é apresentado no Grêmio