icons.title signature.placeholder David Nascimento
21/03/2014
16:15

O Flamengo, em nota oficial divulgada na tarde desta sexta-feira, confirmou pela primeira vez apoio ao projeto de reforma de estatuto "Conte Comigo, Flamengo". Internamente este apoio existe desde o ano passado, quando a Comissão Permanente de Estatuto do Conselho Deliberativo da Gávea fez a primeira versão do texto sem os cargos de presidente e vice, pontos estes que foram alterados antes que a versão final fosse protocolada no clube para concorrer com as propostas realizadas pela oposição no início do ano. Esta confirmação nos bastidores é considerada como um "fortalecimento político da proposta" da situação, que tem o respaldo do grupo do SóFla.

A diretoria do Flamengo, inclusive, contratou um consultor nos últimos dias para ajudar neste projeto de reforma estatutária. Além do "Conte Comigo, Flamengo", concorrem as propostas "Pedra Rubi", do grupo de Leonardo Ribeiro, "Fênix", do grupo de Francisco Gularte, e "Acima de tudo rubro-negro", do grupo de Lysias Itapicurú. O presidente do Conselho Deliberativo, Delair Dumbrosck, tinha a ideia de a partir de abril começar o processo de apresentação das propostas, votando em outubro e promulgando em novembro, no aniversário do Flamengo, mas deve mudar o cronograma por conta de outra proposta protocolada pela oposição nesta semana.

RELEMBRE A HISTÓRIA!
> Situação propõe novo estatuto do Flamengo sem cargos de presidente e vice
> Situação do Flamengo faz mudanças em versão final de reformulação de estatuto
> Dumbrosck quer votação do estatuto em outubro para promulgar no aniversário do Fla
> Quarta proposta de reformulação do estatuto do Flamengo é protocolada

Vale lembrar ainda que a diretoria do Flamengo enviou ao Conselho Deliberativo no início da semana dez emendas ao atual estatuto por conta da indecisão sobre a votação das reformas ainda neste ano. De acordo com o regimento interno do Rubro-Negro, reformulações estatutárias não são permitidas em ano de eleição presidencial do clube - ou seja, é proibido que um novo estatuto entre em vigor em 2015. Isto faria com que mudanças sejam permitidas apenas em 2016, quando a gestão pode passar a ser de outro grupo político. A oposição, visando rebater  nesta guerra política, vai enviar 40 emendas ao atual estatuto. Todos os conselheiros estão tratando este assunto com prioridade.

> Confira abaixo a nota oficial na íntegra divulgada pela situação do Flamengo:

"O Conselho Diretor do Clube de Regatas do Flamengo, com o único objetivo de estar ao lado dos rubro-negros que querem nosso clube moderno, bem administrado e mais democrático, anuncia o seu apoio às propostas constantes no projeto de alteração do estatuto do Flamengo chamado "CONTE COMIGO, FLAMENGO".

Para nós, este projeto está totalmente alinhado com o programa de governo escolhido pela maioria absoluta dos sócios na eleição de 2012, e que vem sendo implantado por este Conselho desde janeiro de 2013.

Para se chegar na proposta já protocolada no Conselho Deliberativo, o grupo que trabalhou o projeto fez uma ampla pesquisa sobre excelência na gestão de clubes (dentro e fora do país);  conversou com todos os sócios que estavam propondo algo para o estatuto, ouviu os conselhos dos Grandes Beneméritos, discutiu em profundidade com o Conselho Diretor, entre outras ações.

Os princípios básicos do projeto Conte Comigo Flamengo são:
. Respeito aos direitos adquiridos e às melhores tradições do clube
. Democratização da participação dos sócios
. Profissionalização, em todas as áreas, da gestão operacional
. Modernizar o estatuto do clube, incluindo nosso Flamengo no atual contexto esportivo mundial
. Simplificar a operação, permitindo uma maior agilidade e acompanhamento operacional
. Responsabilidade fiscal, agora uma obrigatoriedade legal

Para se conhecer todo o projeto, entre em www.contecomigoflamengo.com

Por fim , vale registrar que o Conselho Diretor, visando ampliar a discussão sobre a mudança do estatuto para todos os sócios do clube, vai lançar, nos próximos dias, uma pesquisa online com perguntas relativas aos pontos que têm sido fruto de maior discussão neste processo de modernização do nosso estatuto. O resultado deste trabalho será apresentado ao Conselho Deliberativo, de forma que os conselheiros possam ter, com clareza, informações sobre os reais anseios dos sócios do clube, além de auxiliar em possíveis emendas e sugestões durante a montagem do estatuto definitivo.

Com o apoio ao projeto Conte Comigo Flamengo e a realização da pesquisa ouvindo todos os sócios do clube, o Conselho Diretor pretende levar ao nosso Flamengo um estatuto moderno e democrático, capaz de ajudar o nosso clube do coração a ficar ainda mais forte hoje e no futuro.

Saudações Rubro Negras.
CONSELHO DIRETOR DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO"