icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
01/12/2013
08:03

Quem disse que pontos corridos não tem final? O duelo do início da noite deste domingo, na Arena, às 19h30, pode definir quem se garante na Libertadores do próximo ano. Por isso, é encarado como uma verdadeira decisão, seja pelo Grêmio ou pelo Goiás, terceiro e quarto colocado, respectivamente, protagonistas no G4 junto com o Atlético-PR.

GRÊMIO PODE SER TERCEIRO

A relação quase umbilical do Goiás com os clubes gaúchos fica em segundo plano. Apesar de dirigentes gremistas elogiarem o trabalho de Enderson Moreira nos bastidores, a ideia gremista é garantir a vaga para a LIbertadores já nesta rodada. Mesmo que matematicamente isto não ocorra - em caso de vitória do Botafogo - passar pelo Goiás significa vencer um confronto direto e encaminhar a classificação.

Com 61 pontos, o Tricolor é terceiro, atrás do Atlético-PR, que tem a mesma pontuação. Está dois pontos a frente do Esmeraldino e três do Botafogo, o quarto. Se os cariocas não vencerem o duelo com o Coritiba, às 17h, no Couto Pereira, uma vitória gremista pode garantir a terceira colocação - e a vaga na fase preliminar da Libertadores.

A decisão tem clima de mistério pelos lados do clube gaúcho. Está certo que não precisa muito para que isso aconteça, mas Renato Gaúcho fechou os portões da Arena no treino da véspera do confronto, no sábado. Os tricolores ainda não conhecem a escalação que vai para o campo.

A tendência é que Renato mantenha o esquema utilizado no empate contra a Ponte Preta. Assim, Vargas atua com Barcos e Kleber. Zé Roberto faz a função mais recuado, pela esquerda, na linha do meio-campo. A outra opção é que Riveros apareça no setor, com a ausência de Maxi Rodríguez do banco de reservas.

- Vai ser um grande jogo, duas grandes equipes que buscam um objetivo grande, que é a segunda colocação. Temos que entrar determinados para fazer um grande jogo e conseguir a vitória, para dar um passo grande para a classificação - comentou o lateral-direito Pará.

ESMERALDINO MOTIVADO

A partida contra o Grêmio será importantíssima para o Goiás. Um resultado positivo no confronto direto pode deixar o time goiano muito perto da vaga para a Libertadores. A vitória colocaria os goianos em condições de dependerem apenas de si para se classificarem. Em contrapartida, um revés pode acabar com o sonho Esmeraldino. Se perder para o time gaúcho, o Goiás terá que torcer para o tropeço do Atlético-PR contra o Santos, na Vila Belmiro, do Botafogo contra o Coritiba, no Couto Pereira, além de ter que torcer contra a Ponte Preta, que está na final da Copa Sul-Americana.

A derrota por 4 a 1 para o Atlético-MG na rodada passada deixou o técnico Enderson Moreira preocupado. O treinador admitiu que a apresentação do time contra o Galo não foi normal e afirmou que não ficou satisfeito. No entanto, soube reconhecer o grande futebol do atual Campeão da Libertadores.

É um confronto direto contra o Grêmio, sabemos que sair com uma derrota é muito ruim, porque corremos o risco de ficar fora do G4. Vai ser um jogo difícil na casa deles, muito pegado – declarou o meia-atacante Eduardo Sasha, com exclusividade ao LANCE!Net.

O treinador do Verdão ainda tem algumas dúvidas para o confronto com o Grêmio. Hugo, Eduardo Sasha e Renan Oliveira provavelmente serão escalados, mas o desgaste físico poderá fazer com que Enderson opte por poupar pelo menos um deles. O volante David, cujo contrato se encerrou na última semana, será substituido por Thiago Mendes. O volante Amaral sentiu dores musculares ao longo da semana e também é dúvida.

O destaque da equipe Walter está confirmado para a partida. O jogador, que já fez 13 gols e seis assistências no Brasileirão, é a grande esperança do Goiás para conquistar a vaga para a Libertadores. Para o "gordinho", 2013 é o ano da vida dele.

– Este é o melhor ano da minha vida. Só está faltando uma coisa, que é colocar o Goiás na Libertadores. O clube só conseguiu este feito uma vez, portanto, se conseguirmos, vamos entrar para a história – diz Walter.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X GOIÁS

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data-hora: 1/12/2013 - 19h30
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)

GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro, Zé Roberto (Riveros) e Vargas; Kleber e Barcos. Técnico: Renato Gaúcho

GOIÁS: Renan; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Eduardo Sasha (Roni ou Ramon), Hugo e Renan Oliveira; Walter.
Técnico: Enderson Moreira