icons.title signature.placeholder Francisco Loureiro
30/11/2013
09:02

A Repucom, empresa global de estudos de marketing, divulgou um estudo do índice Celebrity DBI, no qual analisou a percepção do público com relação aos quatro jogadores favoritos ao prêmio Bola de Ouro Fifa 2013. Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Zlatan Ibrahimovic e Franck Ribéry foram analisados segundo sua capacidade de influenciar o consumo dos fãs em oito pontos chave: apelo, aspiração, consciência, poder de penetração, endosso, influência, poder de criar tendências e confiança.

O estudo reflete a capacidade de cada atleta em influenciar o torcedor na hora de consumir. Messi, que foi agraciado com a Bola de Ouro Fifa na quatro últimas edições, pode perder seu reinado, pelo menos se levarmos em conta o estudo da Repucom.

O astro argentino ainda é o jogador que mais influencia consumidores ao redor do mundo, assim como é o jogador mais confiável na percepção do público. Cristiano Ronaldo não está muito atrás de seu rival nesses quesitos, mas há um aspecto que torna o craque português o atleta mais vendável da atualidade: seu reconhecimento global.

Segundo Lynne Anderson, diretora de marketing da Repucom, em entrevista para o site Sports Business Insider, o reconhecimento mundial é a principal variável para o potencial de marketing de uma celebridade.

Cristiano Ronaldo é figura conhecida de 84% da humanidade, enquanto Messi é familiar para 73%. Ibrahimovic e Ribery registraram taxas menores, e são reconhecidos por respectivamente 55.5% e 51% das pessoas.

A Celebrity DBI registra os índices de popularidade de mais de 2.900 celebridades e atletas nos EUA, Brasil, Argentina, México, Alemanha, França, Itália, Espanha, Reino Unido, Turquia, Rússia, Índia e China.