icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
26/06/2014
14:53

A vitória de 2 a 1 sobre Gana, nesta quinta-feira, no Mané Garrincha, em Brasília, não foi suficiente. Assim, Portugal é a quarta seleção "grande" a se despedir da Copa do Mundo, após Espanha, Inglaterra e Itália. Os africanos também estão fora. E no jogo da despedida de ambos, Cristiano Ronaldo marcou pela primeira vez neste Mundial, mas de nada adiantou. Boye, contra, e Gyan fizeram os outros gols.

O JOGO

Portugal e Gana entraram em campo conscientes de que a vitória era uma obrigação. Afinal, só o triunfo, somado a uma combinação de resultados, poderia colocar um dos dois nas oitavas. E foram os portugueses que tomaram a iniciativa, pois, além da vitória, ainda precisavam de saldo.





GALERIA DE FOTOS
- Até 2018! Portugal é eliminado ainda na fase de grupo da Copa, e vira memes na web
- CR7 marca na vitória de Portugal sobre Gana, mas não evita eliminação da Copa

Tanto que após acertar a trave e parar no goleiro Dauda, ambos com Cristiano Ronaldo, Portugal abriu o placar através de um gol contra. Após cruzamento de Miguel Veloso, Boye afastou mal e mandou para o próprio gol. Depois, ainda tiveram outras chances, mas não conseguiram.

Mas logo no início do segundo tempo, os ganeses deixaram tudo igual e, coincidentemente, no mesmo momento em que a Alemanha abria o placar sobre os Estados Unidos. Após cruzamento na área, Gyan mandou para o gol e colocou os africanos próximo na vaga. Só faltava um gol.


CR7 reclama de mais uma boa chance perdida por Portugal (Foto: AFP)

Mas esse gol acabou vindo do lado português. E com Cristiano Ronaldo, que deu o ar da graça após três jogos, aproveitando um rebote do goleiro Dauda. Para a classificação, porém, ainda era necessário três gols. Mesmo pressionando, nenhum deles veio. E Portugal e Gana estão eliminados.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 2X1 GANA

Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data/Hora: 26/6, às 13h
Público: 67.540 presentes
Árbitro: Nawaf Shukralla (BHR)
Auxiliares: Yaser Tulefat (BHR) e Ebrahim Saleh (BHR)
Cartões amarelos:  Afful, Waris, J. Ayew (Gana)
Cartões vermelhos: Não houve

GOLS: Boye, contra, 30'/1ºT (1-0); Gyan, 11'/2ºT (1-1); Cristiano Ronaldo, 35'/2ºT (2-1)

Portugal: Beto (Eduardo, 43'/2ºT); João Pereira (Varela, 15'/2ºT), Bruno Alves, Pepe e Miguel Veloso; William Carvalho, Rúben Amorim e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Eder (Vieirinha, 24'/2ºT) - Técnico: Paulo Bento

Gana: Dauda; Afful, Mensah, Boye e Asamoah; Badu, Rabiu (Afriyie, 31'/2ºT) e Waris (J. Ayew, 26'/2ºT); Atsu, A. Ayew (Wakaso, 36'/2ºT) e Gyan - Técnico: James Appiah