icons.title signature.placeholder Lucas Faraldo Knopf
15/06/2014
08:20

Assim como no ano passado, o Corinthians aproveita as “férias” dos meses de junho e julho para reforçar seu elenco. O perfil dos contratados, porém, é consideravelmente diferente. Ao contrário de 2013, a diretoria alvinegra foca em jovens com pouca “rodagem”.

O maior exemplo desta mudança de perfil na busca por novos jogadores é o atacante paraguaio Ángel Romero. Com apenas 21 anos, ele vestiu, em suas quatro temporadas como profissional, unicamente a camisa do Cerro Porteño (PAR).

Entre o fim do Campeonato Paulista do ano passado e o recomeço do Brasileiro pós-Copa das Confederações, o Timão trouxe cinco reforços: o goleiro Walter, o zagueiro Cleber e os meio-campistas Jocinei, Maldonado e Ibson. Tal pacote de contratações tinha média de 26,4 anos de idade. Em termos de “rodagem”, o grupo de atletas chegou ao Corinthians após denfender, em média, cinco clubes cada.

Os reforços do Alvinegro para a segunda temporada de 2014 fogem desse perfil. Anderson Martins, Elias, Lodeiro, Romero e Marcelo (atacante do Atlético-PR que interessa ao Corinthians e ainda deve ser anunciado como novidade no time de Mano Menezes) possuem médias de 24,6 anos e apenas três times diferentes em suas carreiras.

Quem destoa em meio às contratações para o pós-Copa do Corinthians é Elias. O volante, que já defendeu as cores do Timão entre 2008 e 2010, chega para sua segunda passagem no clube do Parque São Jorge com 29 anos e sete equipes diferentes mundo afora em seu currículo.


EXPERIÊNCIA

Jovens e pouco “rodados”, os novos reforços do Timão estão longe de ser classificados como inexperientes. Anderson Martins se destacou no Vasco ao lado de Dedé, Elias passou por Sporting e Atlético de Madrid, Lodeiro joga sua segunda Copa do Mundo, Romero já foi convocado para a seleção paraguaia e Marcelo recebeu o prêmio de revelação do último Brasileirão. Ou seja, de bobos, esses “novinhos” não têm nada!

PERFIS

Em 2013:
Walter - 25 anos e passagens por Iraty, Rio Branco-PR, Londrina, Caxias, Corinthians Paranaense e União Barbarense
Cléber - 22 anos e passagens por Legião, Paulista, Itumbiara, Catanduvense e Ponte Preta
Maldonado - 33 anos e passagens por Colo-Colo, São Paulo, Cruzeiro, Santos, Fenerbahçe e Flamengo
Jocinei - 23 anos e passagens por América-SP, Joinville, XV de Piracicaba e Rio Claro
Ibson - 29 anos e passagens por Flamengo, Porto,Spartak Moscou e Santos

Em 2014:
Anderson Martins - 26 anos e passagens por Vitória, Vasco e Al-Jaish
Elias - 29 anos e passagens por Náutico, São Bento, Juventus, Ponte Preta, Corinthians, Atlético de Madrid e Sporting
Lodeiro - 25 anos e passagens por Nacional, Ajax e Botafogo
Ángel Romero - 21 anos e passagem por Cerro Porteño
Marcelo - 22 anos e passagens por Atlético-PR e Vitória