icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
28/11/2014
02:05

A 2ª edição da Copa Brasil de Vela será realizada na praia de São Francisco, em Niterói (RJ), de 13 a 20 de dezembro. A edição de 2014, entretanto, terá um atrativo a mais: contará com a presença de alguns dos melhores velejadores do mundo, em busca de uma vaga para as Olimpíadas. O alto nível da competição e a possibilidade de treinar na raia dos Jogos Olímpicos Rio 2016 estão atraindo diversos velejadores estrangeiros para o evento.

Nomes como o holandês Dorian Van Rijsselberge, medalha de ouro em Londres na classe RS:X, os britânicos Nick Thompson, bronze no Mundial de Laser Standard, e Giles Scott, campeão mundial de Finn, os australianos Mathew Belcher e Will Ryan, ouro em Londres e no Mundial de 470, Billy Besson e Marie Riou, campeões mundiais de Nacra, e a holandesa Marit Bouwmeester, medalha de prata nos Jogos de Londres 2012 e campeã mundial este ano na classe Laser Radial, já confirmaram a sua presença.

Além do Brasil, outros nove países já confirmaram a presença na Copa Brasil de Vela: Holanda, Espanha, Inglaterra, Suíça, França, Austrália, Estados Unidos, Japão e Itália

Para Maike Willems, chefe da delegação holandesa, treinar no local onde será sediado os Jogos Olímpicos é fundamental para a preparação da equipe

- É muito importante para a nossa equipe treinar o máximo possível no Rio para poder aprender o máximo sobre a baía de Guanabara. Além do mais, a Copa Brasil de Vela é um evento muito bom na preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Guillaume Chiellino, líder da delegação francesa, segue no mesmo tom dos holandeses

- Este campeonato é muito importante para as equipes estrangeiras, pois é uma chance para se preparar para as Olimpíadas e conhecer um pouco mais sobre a baía de Guanabara. O time francês está muito feliz em poder fazer parte deste evento.

E se o evento é interessante para os estrangeiros, é ainda mais importante para os brasileiros. Os velejadores que estão em campanha olímpica serão avaliados pela Comissão Técnica da CBVela, que definirá a Equipe Brasileira de Vela Olímpica de 2015. Daniel Santiago, Diretor Executivo da entidade, declarou que o evento é importante para avaliar o nível dos adversários do Brasil nas Olimpíadas.

- Para a Confederação Brasileira de Vela, uma competição como a Copa Brasil, em que estarão presentes todos os atletas da equipe olímpica brasileira e muitos atletas estrangeiros, é fundamental para uma avaliação nossa da performance na raia olímpica e também do nível dos atletas estrangeiros. Fora que a cada edição estamos nos aprimorando para realizar um evento ainda melhor, com alto nível técnico, recebendo mais e mais participantes de vários lugares do mundo.