icons.title signature.placeholder Luiz Signor
03/07/2014
07:17

OS AMBIENTES DO MUSEU CBF EXPERIENCE

1 – 'ORIGENS'

 
 Troféu da Copa Roca de 1914, o primeiro da Seleção, é destaque (Foto: Luiz Signor)

O primeiro ambiente, denominado "Origens", mostra, como não poderia ser diferente, as origens da Seleção: os primeiros passos, o primeiro troféu, a dolorida derrota na final da Copa de 1950 e a conquista do Mundial de 1958, quando, segundo o vídeo, "nasce a lenda". Ainda é possível contemplar os primeiros troféus da Seleção, assim como entender a evolução dos uniformes utilizados desde 1914. O destaque, naturalmente, é o surgimento da tão respeitada "Amarelinha". Algumas das camisas são réplicas, enquanto outras são originais.

2 – 'UMA LENDA CENTENÁRIA'

Grande mesa interativa e display sonoro com locuções radiofônicas (Foto: Luiz Signor)

Após "Origens", surge o ambiente denominado "Uma Lenda Centenária". Ambiente que é uma das principais atrações e conta com o maior arquivo multimídia da Seleção Brasileira. Vídeos com gols, fotos históricas e detalhes dos mais de 1.000 jogos feitos pelo Brasileirão estão disponíveis em uma grande mesa interativa. Ainda existe um display sonoro que recupera, por exemplo, locuções radiofônicas de todos os gols das principais conquistas do Brasil.

3 – 'UMA GALÁXIA DE TROFÉUS'

São mais de 200 troféus no terceiro ambiente (Foto: Luiz Signor)

"Uma galáxia de troféus" mostra mais de 200 troféus da Seleção, além de contar com instalações multimídia. Grandes telas interativas, por exemplo, proporcionam ao visitante conhecer todos os detalhes de cada um dos troféus expostos na sala. Sobram dados, gráficos e imagens e, naturalmente, muita interação.

4 – 'REIS DO MUNDO'

Taças das Copas de 58, 62, 70, 94 e 2002 expostas no museu (Foto: Luiz Signor)

O quarto ambiente, denominado "Reis do Mundo", mostra as vedetes do museu: os troféus dos cinco Mundiais conquistados pela Seleção Brasileira. O espaço, um dos maiores, mostra, com vídeos, trechos dos jogos das finais das Copas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. O ambiente ainda conta com o "Passeio dos campeões", uma instalação dedicada a todos os jogadores e treinadores com fizeram e fazem parte da história da Seleção. Aqueles que defenderam o país nas Copas conquistas pela Seleção receberam destaque especial.

5 – 'NÓS SOMOS CANARINHOS'

Último ambiente é dedicado ao visitante (Foto: Luiz Signor)

O último ambiente, o "Nós somos canarinhos", é exclusivamente dedicado aos visitantes do museu. Na área "Planeta Brasil", é possível conhecer os detalhes de todas as mais de 1.000 partidas feitas pela Seleção graças a um mapa-múndi interativo. No "CBF Immersive", óculos de realidade virtual fazem com que o visitante se sinta, por exemplo, no vestiário da Seleção, momentos antes de os jogadores entrarem em campo. Quer testar seus conhecimentos sobre a Seleção? Basta participar da "A Canarinha joga".

Também há a "Foto-corner", que, com a técnica croma-key, oferece ao visitante a possibilidade de se integrar a momentos lendários da Amarelinha, através de uma foto. É como se o visitante estivesse segurando, por exemplo, a taça da Copa das Confederações de 2013. Por fim, o "Faça parte da Seleção", faz com que a foto de cada um dos visitantes integre um mosaico composto por milhares de fotografias. É a "Seleção composta pelos seus seguidores".