Concentração total não incomoda jogadores franceses

Banner para notas app Copa do Mundo
Banner para notas app Copa do Mundo

Escrito por

Enquanto algumas seleções aproveitam os dias de preparação no Brasil para conhecer um pouco do país e ter contato com a população, os franceses seguem uma rigorosa rotina do percurso do hotel onde estão hospedados, para o estádio do Botafogo-SP e do hotel para o teatro onde concedem as entrevistas coletivas. Mas nem isso parece incomodar os Bleus, que garantem que o foco é 100% para o jogo de estreia, diante de Honduras.

- Seguimos à risca o que o treinador tem pedido e o nosso foco é 100% para o jogo de domingo. Fazemos o que é possível para se divertir no hotel, como jogos. Eu particularmente sou muito tranquilo - afirmou o goleiro reserva, Stephane Ruffier, um dos três jogadores que participaram da coletiva de imprensa, nessa manhã de sexta-feira.

Perguntado sobre a diferença de estar em uma cidade longe da praia ou de grandes atrativos, o jogador do Saint-Ettine brincou.

- Na praia seria melhor, mas aqui está bom também. Se estivermos bem instalados, não tem problema. O importante é estar pronto para o jogo. E não tem problema estar em uma cidade do interior, ou do campo, como alguém aí disse - brincou o goleiro.

A realidade dos franceses é bem diferente, dos alemães por exemplo, que passearam de barco no litoral da Bahia. Em Ribeirão Preto, os jogadores só circulam por uma avenida na cidade, já que o hotel é fora do perímetro urbano e o caminho escolhido até o estádio evita ao máximo o fluxo de veículos. Será difícil esperar, por exemplo, que se divirtam como os mexicanos, que saíram para jantar em um restaurante de Santos, ou como os australianos que têm feito a alegria dos torcedores em Vitória. 

- Não conhecemos nada e então é difícil falar o que achamos do Brasil - afirmou o atacante Loic Remy.

Longe de tudo

O hotel dos franceses foi escolhido rigorosamente por estar afastado da cidade, longe do assédio dos torcedores. Diariamente, apenas alguns jornalistas brasileiros fazem plantão na porta do hotel. Nem mesmo os franceses acompanham de perto.

Nenhum passeio pela cidade está previsto. Logistas que decoraram suas lojas com bandeiras da França e até mesmo as placas publicitárias (out doors) de boas vindas aos Bleus, não serão vistos. 

A segurança excessiva também chama a atenção. Mesmo em treinos fechados, sem assédio da imprensa ou de torcedores, os franceses são protegidos por um dezenas de policiais militares.

- Não é surpresa para nós. Ano passado estivemos na América do Sul, e já exisitia isso. O máximo de segurança é bom. Não vimos perigo, mas sempre bom tomar os cuidados necessários - comentou o goleiro francês.
 
Ausência das mulheres e família não incomoda Matuidi

Os jogadores franceses não demonstram incômodo pela ausência de familiares, ou das namoradas e esposas. O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil na quinta-feira, sequer foi lembrado pelos franceses, já que a data na França é comemorada no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim.

O meia Blaise Matuidi afirma que a prioridade é a Copa do Mundo e uma boa estreia.  Ficar longe dos familiares nesse momento não chega a ser um preocupação.

- Não tem problema. Estamos concentrados e o objetivo é ganhar o primeiro jogo. Mesmo pensando na familia, faz um pouco de falta, mas temos um objetivo maior e pensamos 100% na competiçao. E o Dia dos Namorados é só para vocês, não para nós - sorriu.

A assessoria de imprensa não confirma a vinda de familiares dos jogadores. A gerçência de um dos hotéis da cidade, no entanto, afirma que separou um de seus andares exclusivamente a eles. 

Treino a tarde aberto ao público

O técnico Didier Deschamps comanda nessa tarde o último treino  da equipe em Ribeirçao Preto, antes da estreia diante de Honduras. O trabalho será aberto aos jornalistas e ao públicos. Alunos da rede pública de ensino poderão assisitir a movimentação dos Bleus.

No sábado pela manhã o time viaja para Porto Alegre e faz um treino de reconhecimento no estádio Beira-Rio, onde estreia diante da seleção de Honduras.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter