Com números incríveis, Serena Williams é eleita a melhor de 2013

Serena Williams (Foto: Patrick Kovarik /AFP)
Serena Williams (Foto: Patrick Kovarik /AFP)

Escrito por

Até quem não acompanha o esporte sabia que isso iria acontecer. Nesta sexta-feira, a Associação de Tênis Feminino (WTA) divulgou que Serena Williams foi eleita a melhor jogadora de tênis de 2013.

Aos 32 anos, a tenista americana faturou nada menos do que 11 títulos no ano, incluindo os Grand Slams de Roland Garros e Aberto dos Estados Unidos. Na carreira, ela já detém 57 canecos.

- O título de Roland Garros foi o ponto alto da temporada. Há um tempo sonhava em voltar a ganhar o torneio. Meus resultados no saibro em 2013 também foram ótimos e eu não perdi um único jogo no piso - comemorou Serena, que derrotou Maria Sharapova na final em Roland Garros.

Durante toda a temporada, Serena perdeu apenas quatro partidas e teve 78 vitórias. Além das derrotas para Sloane Stephens nas quartas de final do Aberto da Austrália e para Sabine Lisicki nas oitavas de Wimbledon, a americana perdeu duas finais para sua principal rival atualmente, a bielorrussa Victoria Azarenka, que a venceu em Doha e Cincinnati.

O ano de 2013 marcou a terceira temporada em que Serena Williams encerra como a número um do ranking mundial - também havia terminado na ponta em 2009 e 2002. Ela lidera a relação da WTA com grande folga, já que tem 13.260 pontos contra apenas 8.046 de Azarenka, que é a vice-líder.

A americana igualou a belga Justine Henin e a suíça Martina Hingis, outras tenistas que encerraram a temporada por três vezes no topo. A recordista é a alemã Steffi Graf, dona de 22 Grand Slams e que encerrou oito temporadas em primeiro lugar, enquanto a tcheca Martina Navratilova somou sete fins de ano na ponta.

A veterana está próxima de desbancar Chris Evert e Martina Navratilova em número de Grand Slams. Serena já obtém 17 títulos do nivel, contra 18 das rivais. Steffi Graf é a recordista.

Em 2002, 2008, 2009 e 2012, Serena também havia faturado o prêmio de melhor tenista do ano.

Confira os 11 títulos de Serena Williams em 2013

WTA de Brisbane (piso duro)
WTA de Miami (piso duro)
WTA de Charleston (saibro)
WTA Premier de Madri (saibro)
WTA Premier de Roma (saibro)
Roland Garros (saibro)
WTA de Bastad (saibro)
WTA de Toronto (piso duro)
Aberto dos Estados Unidos (piso duro)
WTA de Pequim (Piso duro)
Finais da ATP (piso duro)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter