icons.title signature.placeholder Luis Fernando Coutinho
29/07/2014
16:15

Depois da derrota para Ali Bagautinov, em fevereiro, John Lineker se viu em má posição dentro do UFC. Embora seguisse como um top 5 no ranking dos moscas, o paranaense teve de lidar com a interrupção de quatro vitórias consecutivas e as polêmicas falhas com a balança na hora de bater o peso. No último dia 16 de julho, em Atlantic City, o lutador conseguiu dar uma resposta dentro e fora do octógono. Depois de cumprir sua obrigação na pesagem oficial, o brasileiro venceu Alptekin Ozkilic na decisão dos juízes após uma performance dominante que lhe rendeu o prêmio de "Luta da Noite".

Em entrevista ao LANCE!Net, Alex Davis, empresário do atleta, avaliou a situação de Lineker na divisão e apontou Ian McCall como possível próximo adversário. A questão é que o americano fará uma operação na mão por conta de uma lesão e é preciso esperar para saber o tempo de recuperação que o atleta precisará.

- Ele foi muito criticado depois da derrota, mas as pessoas tem de entender que é tudo um trabalho que demora. O Lineker está em franca evolução, além de ter um talento natural absurdo. Aposto meu dinheiro que ele será campeão do UFC. O Ian McCall é a luta que estamos olhando, mas não é um adversário simples. É um cara experiente, mas o John já está treinando para essa luta.  Sei que ele gostaria de fazer essa luta no Brasil, mas o McCall vai operar a mão, não sabemos quanto temo. Estamos confortáveis com isso. Lineker tem 24 anos, quero que ele esteja pronto para lidar com estilo do Mc Call - declarou o americano, em conversa por telefone. 

Davis ainda comentou a chuva de críticas pela qual Lineker passou depois de falhar por três vezes com a balança. Segundo o empresário, o paranaense precisou de tempo para valorizar a questão.

- O Lineker custou a entender o que se espera num nível do Ultimate. Demorou a se enxergar como profissional. Conseguimos agora uma equipe que está o ajudando muito. Ele tem um potencial imenso. Na luta contra o Bagautinov, o Libório (Ricardo, líder da American Top Team) ensinou uma técnica a ele no vestiário e ele fez cinco vezes na luta. Ele absorve muito fácil. Mas ele é jovem e está aprendendo com os erros - avaliou.

John Lineker venceu Alptekin Ozkilic na decisão dos juízes (FOTO: UFC)

 Responsável por gerenciar as carreiras de inúmeros lutadores brasileiros, o empresário ainda analisou a escolha de Chris Cariaso como próximo desafiante ao cinturão da categoria, atualmente nas mãos de Demetrious Johnson.

- O Chris era o cara a ser escolhido mesmo. O John tinha que provar a melhora dele na última luta. Não vejo com olhos ruins. Chris vem lutando bem e não se pode descontar o que vem fazendo. Entre os moscas, era o cara que estava em melhor fase. Não quero o Lineker lá antes da hora. Ele vai ser campeão. Não precisa ser de hoje para amanhã. Os caras que vão dominar o Ultimate estão em evolução. Estamos vendo o Donald Cerrone, Robbie Lawler, todos evoluindo. No novo MMA, são esses atletas que serão campeões. Eles tem de ter tempo para evoluir - concluiu.