Com desfalques, Sérvia e República Tcheca disputam título da Copa Davis

Tomas Berdych (Foto: Ben Stansall/ AFP)
Tomas Berdych (Foto: Ben Stansall/ AFP)

Escrito por

Sérvia e República Tcheca disputam a partir desta sexta-feira a final da Copa Davis, em Belgrado (SER). De um lado, o time tcheco será comandado por Tomas Berdych, tenista número sete do ranking mundial da ATP, do outro, o grupo sérvio será liderado por Novak Djokovic, vice-líder do ranking.

O duelo entre os dois tenistas será a principal atração da final. Este ano, os dois se enfrentaram nas quartas de final do Grand Slam de Wimbledon, em julho, com vitória de Djokovic por 3 sets a 0 (7-6, 6-4 e 6-3).

Djokovic vem de uma sequência incrível de quatro títulos consecutivos (ATP 500 de Pequim, Masters de Xangai e Paris e Finais da ATP). Confiante após 22 vitórias seguidas no circuito, o sérvio diz que esse aspecto será fundamental na decisão:

- Eu venci muitos jogos e muitos torneios recentemente. Estou coberto de confiança e obviamente isso vai nos ajudar muito neste torneio.

Para Berdych, a República Tcheca, que é atual campeã, precisa apenas focar nos três pontos que precisa para vencer a competição, que é formada por quatro jogos de simples e um de duplas. A final será no piso duro, escolhido pela Sérvia, anfitriã da decisão.

- Novak (Djokovic) vai jogar em casa, na superfície que escolheu e nas condições que prefere. Não será fácil, é claro. Mas não é um torneio de simples, precisamos pensar em marcar os três pontos. Se perdermos um duelo, ainda poderemos chegar aos três pontos que precismaos - disse Berdych.

Djokovic e Berdych se enfrentam no domingo, no penúltimo jogo da competição. Nesta sexta-feira, Djokovic enfrenta o veterano tcheco Radek Stepanek (44º), de 34 anos, enquanto Dusan Lajovic joga contra Berdych depois.

Nas duplas, a sérvia jogará com os duplistas Ilija Bozoljac e Nenad Zimonjic. Este último foi campeão nas duplas do Masters 1.000 de Monte Carlo este ano, ao lado do francês Julien Benneteau. Os tchecos jogarão com Jan Hajek e Lukas Rosol.

Nas semifinais, a Sérvia eliminou o Canadá por 3 a 2. Já a República Tcheca passou pela Argentina, pelo mesmo placar.

Desfalques em ambos os lados na final

Além de serem comandados por tenistas do top 10, outra semelhança entre os países será os desfalques. Na República Tcheca, a baixa é fora das quadras: Jaroslav Navratil, ex-duplista e técnico da equipe, se recupera de uma embolia pulmonar e não vai comandar a equipe.

Navratil, de 56 anos, teve alta nesta quarta-feira no hospital onde estava internado. Vladimir Safarik será o responsável no comando da equipe tcheca.

Pelo lado sérvio, o desfalque será nas quadras. Campeão do ATP 250 de Chennai (IND) no início deste ano, Janko Tipsarevic (atual 36º do ranking) não poderá jogar a final em razão de uma lesão no calcanhar.

Tipsarevic é o segundo melhor tenista da Sérvia, mas viveu uma temporada ruim após iniciar o ano como nono colocado no ranking mundial. Ele será substituído por Dusan Lajovic (117º), de 23 anos e campeão do Challenger de Seul este mês.

Cronograma das finais da Copa Davis

sexta-feira:
Novak Djokovic x Radek Stepanek (a partir das 13h, de Brasília)
Dusan Lajovic x Tomas Berdych

Sábado:
Ilija Bozoljac/Nenad Zimonjic x Jan Hajek/Lukas Rosol (a partir das 13h, de Brasília)

Domingo:
Novak Djokovic x Tomas Berdych (a partir das 11h, de Brasília)
Dusan Lajovic x Radek Stepanek

Veja os campeões recentes da Copa Davis

2012: República Tcheca (3 a 2 sobre a Espanha na final)
2011: Espanha (3 a 1 sobre a Argentina na final)
2010: Sérvia (3 a 2 sobre a França na final)
2009: Espanha (5 a 0 sobre a República Tcheca na final)
2008: Espanha (3 a 1 sobre a Argentina na final)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter