icons.title signature.placeholder João Pires
22/03/2014
21:22

Na noite deste sábado, em Manaus (AM), o mesatenista brasileiro Cazuo Matsumoto (89º do ranking mundial), de 28 anos, tornou-se campeão da Copa Latina. Ele derrotou o promissor Eric Jouti (346º) na final, por 4 sets a 2 (11-5, 13-11, 11-8, 6-11, 8-11 e 12-10). Com o título, ele embolsou R$ 6 mil.

Mais cedo, Cazuo Matsumoto bateu o argentino Gaston Alto (280º), nas semifinais, por 4 sets a 2. Gaston havia sido campeão dos Jogos Sul-Americanos, por equipes, na semana passada. Na outra semi, Eric Jouti eliminou Victor Ishiy (259º), de 18 anos.

Campeão da Copa Latina, Cazuo tem como principal conquista em seu currículo a etapa da Espanha do Circuito Mundial de Tênis de Mesa de 2013. Na ocasião, ele se tornou o primeiro mesatenista latino-americano a obter uma conquista deste nível.

Na semana passada, Cazuo havia sido vice-campeão dos Jogos Sul-Americanos do Chile. Perdeu a final para o conterrâneo Gustavo Tsuboi, que não competiu em Manaus (AM). Antes ele havia competido em etapas do Circuito Mundial no Kuwait e Catar, mas sempre obter grandes resultados.

- Na verdade não começei bem o ano. Estava precisando de ritmo, pois parei um mês e meio no fim do ano passado por causa de uma tendinite. O Victor (Ishiy) jogou muito bem hoje, está bastante confiante. É bom vencer aqui e ir melhor para o Campeonato Latino-Americano (começa em 1º de abril, na República Dominicana) - disse Cazuo.

Cazuo também foi o responsável por alcançar o melhor posicionamento registrado do Brasil no ranking mundial da ITTF (Federação Internacional). Ano passado, ele chegou ao 45º lugar. O ídolo Hugo Hoyama teve 51º como melhor posicionamento na carreira. 

A Copa Latina é um evento-exibição, que costuma ocorrer simultaneamente aos principais torneios do calendário nacional do tênis de mesa. O objetivo da Confederação Brasileiro é que o evento se torne um circuito futuramente.

*O repórter viaja a convite da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Duelo entre Cazuo (de verde) e Gaston Alto (Foto: Christian Martinez/CBTM)