icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
13/04/2014
08:03

Em outros tempos, Porto Alegre estaria parada desde a última quinta-feira. O que não é de todo mentira. Mas o ápice disso acontecerá longe da capital do Rio Grande do Sul. A final do Campeonato Gaúcho acontecerá em Caxias do Sul, com o clássico Gre-Nal decisivo no gramado do Estádio Centenário. Enquanto o Colorado busca o tetracampeonato, o Tricolor pode quebrar jejum de quatro anos.

O Colorado tenta o quarto título seguido. A final não acontecia em um clássico desde 2011, quando o Inter ganhou a taça dentro do Estádio Olímpico após reverter derrota dentro do Beira-Rio.

Este título até ganhou a boca dos jogadores de Inter e Grêmio. De um lado, valorizando que ainda pode acontecer uma derrota. E de outra buscando forças para reverter o resultado. O 2 a 1 para o Colorado, na Arena, dá a vantagem para os vermelhos. O Tricolor adota o discurso de que é possível reverter a vantagem na casa do rival. E os colorados lembram que a vitória no Olímpico vira exemplo de que é possível que aconteça.

Os últimos confrontos dão vantagem para os colorados. O Inter não perdeu em Gre-Nal em Caxias do Sul. Fora de Porto Alegre, o Grêmio não vence desde 2011, no clássico que aconteceu em Rivera, no Uruguai. Depois deste jogo, foram mais três jogos, com duas vitórias e um empate. O deste domingo não aconteceu no Beira-Rio porque a casa colorada não foi liberada pelas autoridades. Algo lamentado pelos dois lados.


O Grêmio terá também duras missões: fazer dois gols no Inter e vencer os titulares colorados. O Inter não levou dois gols em uma partida na temporada. Tem apenas uma derrota no ano, com os reservas.

Os times estão praticamente confirmados. Resta uma dúvida em cada time, embora a tendência já esteja construída para os dois times. No Inter, Abel deve utilizar Ernando e deixar Juan de fora do time. Alan Patrick assume como titular na vaga que foi de Jorge Henrique no último clássico.

Já Enderson Moreira teve bem menos tempo para trabalhar, já que o Tricolor jogou na quinta pela Libertadores. Precisou fazer alguns testes antes da vitória sobre o Nacional (URU), como Jean Deretti no meio, na vaga de Edinho. É a única dúvida - Deretti poderia aparecer também na vaga de Alán Ruiz.

FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL X GRÊMIO

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data-hora: 13/04/2014 - 16h
Árbitro: Márcio Chagas
Auxiliares: Marcelo Barison e Júlio Cesar dos Santos

INTERNACIONAL: Dida; Gilberto, Paulão, Ernando (Juan) e Fabrício; Willians, Aránguiz e Alex; D'Alessandro, Rafael Moura e Alan Patrick - Técnico: Abel Braga.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros, Alán Ruiz (Jean Deretti) e Dudu; Barcos - Técnico: Enderson Moreira.