icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
03/12/2013
13:43

A dupla Thiago/Oscar não subiu no pódio em nenhuma das quatro etapas já disputadas do Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia. Mas na quinta parada do circuito, neste final demana, em São José (SC), eles terão um motivo a mais para buscar o título. Isso porque Thiago, apesar de ser carioca, é federado em Santa Catarina desde o início de sua carreira nas areias.

Tudo começou quando, aos 18 anos, ele foi contratado para defender a Unisul (SC), ainda na sua época como jogador de quadra. Após três temporadas pela equipe catarinense, Thiago não concordou com uma decisão de seu técnico e resolveu tentar a sorte em outro esporte. Daí, o ingresso no vôlei de praia.

- Eu achava que tinha condições de ser o terceiro meio de rede do time, aquele reserva imediato que entrava a toda hora. Mas o técnico achava que não, dizia que eu era muito novo para uma posição tão importante, que eu não estava pronto. Aquilo me incomou e parti para procurar um esporte que eu dependesse mais de mim. Foi quando eu conheci o Danilo Passos (técnico), que me convidou para jogar na areia - contou Thiago, de 31 anos.

Danilo foi o primeiro parceiro, primeiro técnico e também quem conseguiu moradia para o jogador, em Itapema (SC). Foi assim que Thiago, campeão do Circuito Banco do Brasil em 2010, em parceria com Pedro Cunha, iniciou sua caminha nas areias:

- O Danilo foi fundamental. Ele acreditava mais em mim do que eu mesmo. Como sempre fui muito forte, ele já dizia que eu tinha potencial para me tornar um grande atleta na praia. E comecei a gostar do ambiente, tudo favorecia. Já sonhava em ser um excelente jogador. Hoje, tenho certeza de que fiz a escolha certa.

Apesar de não morar mais em Santa Catarina, Thiago não deixou de ser federado pelo estado e costuma ter bons desempenhos por lá. Nas últimas três etapas disputadas no estado, em 2009, 2010 e 2011, ele foi às semifinais en todas, sendo campeão em 2010.

- É sempre muito legal voltar a jogar em Santa Catarina, onde vivi grandes momentos. Lá conquistei o título em 2010, ano em que eu e Pedro Cunha praticamente não saímos do pódio. Fiz uma grande parceria também com o Jan, uma temporada antes - consluiu Thiago.

Atualmente, Thiago/Oscar ocupa a sétima posição no ranking do Circuito Banco do Brasil. Com 880 pontos, ele está a 600 dos líderes Alison e Emanuel. Após a etapa de São José, o circuito 2013/2014 retorna em janeiro de 2014, com a sexta etapa, em São Luis (MA).

Veja quais duplas jogarão em São José:

MASCULINO:
Alison/Emanuel (ES/PR)
Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB)
Ricardo/Márcio (BA/CE)
Jorge/Pedro Solberg (PB/RJ)
Bruno/Hevaldo (AM/CE)
Moisés/Gilmário (BA/PB)
Harley/Renatão (DF/PB)
Benjamin/Fernandão (MS/ES)
Edson Filipe/Álvaro Filho (ES/PB)
Jô/Averaldo (PB/TO)
Thiago/Oscar (SC/RJ)
Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ)
Léo Vieira/Bernat (DF/RJ)
Luciano/Ferramenta (ES/RJ)
Allison/Guto (SC/RJ) 
Rodrigo Saunders/Luizão (CE/AM)

FEMININO:
Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ)
Talita/Taiana (AL/CE)
Juliana/Maria Elisa (CE/PE)
Lili/Rebecca (ES/CE)
Maria Clara/Carol (RJ)
Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ)
Val/Ângela (RJ/DF)
Josi/Raquel (SC/RJ)
Fabíola/Pri Lima (DF/RJ)
Vivian/Andrezza (PA/AM)
Bruna/Thaís (PB/RJ)
Luciana/Érica Freitas (CE/MG)