icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
29/07/2014
16:11

Em uma partida muito disputada, a anfitriã Venezuela conseguiu conquistar o título do Sul-Americano de Basquete, realizado em Ilha de Margarita. Na final, nesta segunda-feira, eles venceram os argentinos por 74 a 65, com grande atuação da equipe no segundo tempo.

A Argentina começou fulminando os donos da casa abrindo uma boa vantagem no início da primeira, mas, com uma defesa muito consistente, os anfitriões encostaram e fecharam a primeira parcial em 16 a 14 para os argentinos. E foi assim o primeiro tempo, terminando com vantagem argentina por 2 pontos (31 a 29).

No segundo tempo, os argentinos voltaram desligados, enquanto os venezuelanos mantiveram o mesmo ritmo. Foi o suficiente para fechar a terceira parcial à frente, com 48 a 42. No último tempo, os donos da casa reforçaram a marcação e foram muito bem nos contra-ataques, conseguindo até ampliar a vantagem para fechar em 74 a 65 e colocar a mão no seu segundo título no torneio.

Com o título, os anfitriões garantiram vaga no Pan de Toronto, em 2015, e para o Pré-Olímpico das Américas, junto com a Argentina. O Brasil, com o terceiro lugar, ficou com a vaga no Pan.

O cestinha da partida foi uma das atrações do torneio, o armador venezuelano, Vasquez, jogador do Toronto Raptors, da NBA, com 24 pontos. Além dele, Nestor Colmenares contribuiu com 13 pontos. Pelo lado argentino, o destaque foi Selem Safar, marcando 16 pontos e sendo o único a chegar a digitos duplos em sua equipe.