Campanha contra o racismo ainda é o principal assunto em redes sociais
A campanha iniciada por Neymar em apoio a Daniel Alves, que sofreu agressão racista na vitória do Barcelona sobre o Villarreal, pelo Campeonato Espanhol, "viralizou" rapidamente nas redes sociais, e os internautas mostraram que não apenas banalidades repercutem em massa na rede. Ainda na noite de domingo, dia do jogo, o assunto chegou a ser o mais comentado no Twitter, ficando no topo do trending topics mundial. Na manhã desta segunda, mais de 12 horas após a partida, o assunto continua entre os maiores tópicos de discussão e ainda consta no ranking.
No Brasil, o #somostodosmacacos ainda está no topo do ranking do microblog, sendo agregado a conteúdos como fotos e vídeos. Muitos internautas, inclusive, compartilham também a versão em inglês (#wereallmonkeys) para a maior alcance.
O caso ganhou grande repercussão pela atitude do defensor do Barça, que comeu uma banana que foi atirada no campo. O assunto "explodiu" quando Neymar comprou a briga do companheiro de equipe e iniciou a campanha "Somos Todos Macacos", publicando vídeos e fotos em redes sociais.
Famosos e outros atletas rapidamente aderiram à iniciativa, colaborando para a grande repercussão midiática. Pouco tempo depois da intervenção de Neymar, o craque do futsal Falcão e outros famosos publicaram fotos segurando bananas. Na manhã desta segunda, outros nomes midiáticos e do esporte também compraram a briga contra o racismo.