icons.title signature.placeholder Caio Carrieri
28/06/2014
11:47

Além da formação da equipe e a estratégia para superar o México, a Holanda tem ao menos outras duas grandes preocupações para o jogo das oitavas de final da Copa do Mundo, às 13h deste domingo, em Fortaleza (CE): as condições do gramado do Castelão, palco do confronto, e a alta temperatura em que se realizará a partida.

- Eu estive aqui há um ano e estava mais quente ainda. Mesmo assim, a umidade é tão alta que irá afetar o jogo. E essa é a razão pela qual nós tentamos que os jogadores estivessem no melhor condicionamento possível. Tenho consciência de que o calor também vai afetar a seleção do México, mas eles estão mais acostumados - declarou o técnico Louis Van Gaal, em entrevista coletiva da Fifa no estádio, neste sábado.

A previsão é de que o domingo na capital cearense tenha máxima de 30ºC e mínima de 24ºC. Será a primeira vez que um duelo no Ceará no torneio acontecerá às 13h. Quatro jogos da primeira fase foram agendados no mínimo para as 16h, sendo um deles quando os mexicanos empataram sem gols com o Brasil.

Por outro lado, não será a estreia da Laranja no horário no Mundial. Os holandeses venceram o Chile por 2 a 0 em São Paulo e superaram a Austrália por 3 a 2 no Beira-Rio. A goleada por 5 a 1 sobre a Espanha aconteceu às 16h, em Salvador.

Para evitar desgaste excessivo do seu time, Van Gaal pede que haja parada técnica na metade dos dois tempos. Caso a Fifa não a faça, a Holanda já tem uma solução para amenizar o problema.

- Alguns jogadores perdem até 4 kg em um jogo, então tem de existir a hidratação, senão os jogadores chegam a ter até alucinações. Espero que o calor seja um adversário não apenas para nós, mas desejamos que tenha a parada técnica, senão vamos colocar garrafas de água para os nossos jogadores se hidratarem na beira do campo. 

Gramado este criticado pela terceira vez na competição, agora pelo holandês. Antes, costarriquenhos e alemães se queixaram do terreno estar "duro".

- Eu acabei de verificar o campo e de fato não está muito bom.