icons.title signature.placeholder RADAR / LANCEPRESS!
03/11/2014
16:35

O segundo representante brasileiro na Copa Libertadores de 2015 praticamente foi desenhado ao fim da rodada do Brasileirão. De acordo com o membro da Academia LANCE!, Tristão Garcia, o triunfo do São Paulo sobre o Criciúma, por 2 a 1, foi um passo importantíssimo, independente do adversário estar atualmente na lanterna da competição.

- O São Paulo bateu um adversário forte em casa, o que não era muito corriqueiro em seu perfil. Independente de continuar a acontecer um revezamento na segunda colocação, está praticamente certo que a equipe terminará, no mínimo, na terceira colocação.

O matemático também considerou o Internacional como um grande vitorioso na rodada. Tristão destacou que a vitória sobre o Santos selou a maneira como a dupla Gre-Nal entrará em campo no domingo, na Arena:

- A vitória foi excepcional para o Inter, porque foram três pontos fora de casa contra um adversário dificílimo. Agora, a equipe poderá até considerar um empate contra o Grêmio na Arena um bom resultado. Além disto, uma vitória não mudará em nada sua situação na classificação. O jogo se tornou de vida ou morte mesmo para o Grêmio (na 6ª colocação, com 54 pontos). Ou ele dispara com uma vitória em casa, ou perde as chances de Libertadores.

A reação do Fluminense é exaltada por Tristão Garcia. Porém, o matemático crê que o clube carioca ainda esteja longe de uma situação cômoda quanto ao G4:

- As quatro vitórias consecutivas foram excelentes, em especial por serem duas vitórias seguidas fora de casa. Só que a equipe terá confrontos difíceis, enfrentará muitos times que brigam para não cair e dois concorrentes diretos. Além disto, encerrará sua participação contra o Cruzeiro, no Mineirão, e não sabemos se o clube mineiro estará com o título confirmado até lá. O Atlético-MG também terá rivais com a mesma dificuldade - afirmou, se referindo ao Galo, que também tem 54 pontos.

Também com 54 pontos, o Corinthians está em desvantagem aos olhos da matemática. Por isto, Tristão Garcia faz um alerta:

- O Corinthians perde pouco, mas o Campeonato Brasileiro não perdoa quem empata demais. Em qualquer briga por vaga, o Timão vai estar em desvantagem em relação aos adversários diretos. É o momento da equipe voltar a vencer, e pensando em ultrapassar todos os que estão em sua frente na briga pela Libertadores.

Segundo o Infobola, o Cruzeiro está 99% garantido na Libertadores. O São Paulo tem 92% de possibilidades, seguido do Inter, com 64%. Fechando o G4, o Fluminense tem 40% de chances, mesmo número do Atlético-MG, quinto colocado. O Grêmio traz 34% de possibilidades de sonhar com a Libertadores, e o Corinthians, 31%.