icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
17/11/2013
09:12

Com um passeio sobre o Japão, em jogo que nem precisava ter ido para o terceiro set, o Brasil garantiu a taça da Copa dos Campeões de vôlei feminino antes do fim, ao vencer os anfitrões por 3 a 0, parciais de 29-27, 25-14 e 25-18. Esta foi a segunda vez que a Seleção Brasileira venceu a competição.

Os Estados Unidos ficaram com a segunda colocação após bater a República Dominicana, enquanto o Japão fechou o pódio do torneio que é realizado de quatro em quatro anos e reúne as seleções campeãs continentais.

Mesmo com a empolgação de sua torcida, o Japão só teve um bom início, abrindo 6 a 1 logo no primeiro set, mas não conseguiu impor seu ritmo. Foi difícil para o Brasil reverter o resultado desfavorável que se encaminhava, mas, quando conseguiu, não deu mais espaço para o adversário. Depois de salvar um set point, a equipe fechou por 29 a 27.

Na segunda etapa, a superioridade brasileira falou mais alto e o set menos disputado fechou em 25 a 14. As atletas do Brasil já aproveitaram para comemorar rapidamente, pois o título estava garantido.

No entanto, o técnico José Roberto Guimarães seguiu exigindo qualidade no ataque de sua equipe, além de promover algumas mudanças e testar mais jogadoras. As meninas deixaram de lado a certeza do lugar mais alto no pódio e se concentraram até o fim, fechando o último set por 25 a 18 com facilidade.

O Brasil fechou o campeonato com apenas dois sets perdidos e 100% de aproveitamento, somando 15 pontos em cinco jogos.

Logo após a partida, Sheila levou o troféu de melhor jogadora em quadra. Já Fernanda Garay foi a maior pontuadora, com 16 pontos (11 de ataque e cinco de bloqueio). A líbero Camila Brait também se destacou, com boas defesas, conseguindo segurar o ataque japonês.

A conquista da Copa dos Campeões encerra a temporada 2013 da Seleção Brasileira, que também levou outros quatro títulos: Grand Prix, Montreux, Alassio e Sul-Americano. No próximo ano, a principal competição será o Mundial, no qual o Brasil tentará seu primeiro troféu.