icons.title signature.placeholder Alexandre Braz
16/06/2014
12:29

O Botafogo acertou a contratação do atacante Yuri Mamute, do Grêmio. O jogador, de 19 anos, revelado pelo clube gaúcho, chega por empréstimo, mas o tempo de contrato não foi divulgada. O jogador chegou a General Severiano na manhã desta segunda-feira. A diretoria do clube ainda não confirma a contratação.

No entanto, o zagueiro Dória, que concedeu entrevista coletiva disse que o novo companheiro tem tudo para colaborar com o elenco no restante da temporada.

- É um jogador muito forte (fisicamente), tem personalidade forte, não se omite. Mesmo sendo novo, joga para cima. Vai nos ajudar - disse Dória, que foi companheiro de Mamute no Torneio de Toulon, em 2013.

Vaivém: Clubes voltam a treinar com reforços e querendo novidades
 

Foi justamente em Toulon que Mamute ganhou o maior destaque recentemente. Sem ser muito utilizado no Tricolor, o atacante foi convocado para a Seleção Brasileira e acabou sendo escolhido como melhor jogador da competição. Alexandre Gallo trocou sua posição e o colocou na ponta esquerda para a competição. Ele pode jogar também de centroavante.

Por conta deste destaque, o Grêmio tentou envolvê-lo em uma negociação com o futebol europeu. O atacante esteve próximo de ir para o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, quando da negociação para o empréstimo de Dudu ao clube gaúcho. Recentemente, renovou seu vínculo até o final de 2018 com os tricolores.



Mamute se destacou no Grêmio pelas categorias de base. O jovem de 19 anos, por conta da força física maior que aos demais jogadores, brilhou nas categorias juvenil. Subiu com 16 anos para o time profissional, na primeira passagem de Renato Gaúcho no clube. Celso Roth, ainda em 2012, escalou-o no Brasileirão. Mas o garoto vive no ostracismo e pouco é aproveitado atualmente por Enderson Moreira.

* Atualizado às 12h29.