icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
12/11/2014
15:44

Na véspera do 68º Campeonato Mundial Masculino Amador de Fisicultutismo Sênior, também conhecido como Mr. Universo IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo), a maioria dos já estão no país para participar do evento, que será disputado pela primeira vez no país. Alguns dos cerca de 400 altetas dos 60 países participantes marcaram presença na abertura do Mundial, que aconteceu nesta terça-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento começará com a pesagem dos atletas, nesta quinta-feira. As prévias serão na sexta e no sábado a final.

- Esse campeonato é muito representativo não só para a cidade de Brasília, mas para o Brasil, um país que tem um grande número de frequentadores, praticantes e interessados pelo fisiculturismo e o Ministério do Esporte não poderia ficar de fora desta proposta -, disse Ricardo Avellar, diretor de Esporte de Alto Rendimento, representando o Ministério do Esporte. Os secretários de Esporte e de Turismo do Distrito Federal, Célio René e Luís Otávio Neves, respectivamente, também participaram da apresentação.

Em paralelo, haverá o Congresso Anual Internacional IFBB, onde se reúnem todos os presidentes das federações nacionais para decidir as mudanças de regras para os próximos anos, especialmente as que serão aplicadas a partir de janeiro de 2015.

- Os melhores atletas do mundo, de altíssimo nível, estarão aqui. Vários competidores se tornaram famosos, projetaram-se para outras áreas e tiveram sucesso depois deste evento -, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness, Maurício Arruda, referindo-se a celebridades do mundo fitness, como o ator Arnold Schwarzenegger e o Lou Ferrigno (ator protagonista do filme Hulk).

Em quase 70 anos de existência da modalidade, é a segunda vez que o evento acontece na América do Sul. A primeira foi em 2011, na cidade de Guayaquil, no Equador.