icons.title signature.placeholder João Pires
20/11/2013
11:17

O Washington Wizards pode não viver uma grande fase na NBA. Mas o brasileiro Nenê, de 31 anos, vem fazendo partidas convincentes como titular na franquia da capital americana.

O bom momento vivido pelo ala-pivô está relacionado com uma atitude da diretoria do Wizards, que no dia 25 de outubro anunciou a saída do ala-pivô Emeka Okafor da equipe. Para o seu lugar veio o polonês Martin Gortat, ex-jogador do Phoenix Suns, para onde foi Okafor, já que a transação foi uma troca.

Com a chegada de Gortat, que é um pivô, de 2,11m, o brasileiro não tem sido escalado mais como o número cinco da equipe e não é mais a principal referência no garrafão do Wizards.

Na época da chegada do polonês, Nenê deu declarações comemorando o acerto com um pivô de origem para a equipe. Retornando à posição que prefere jogar, que é como ala-pivô, o brasileiro tem melhorado a cada partida com a mudança tática.

Na temporada, Nenê obtém médias de 14,8 pontos e 5,5 rebotes. Se levarmos em consideração apenas os últimos dois jogos, os números sobem para 22 pontos e seis rebotes.

O Wizards, comandado pelo técnico Randy Wittman, passou a aproveitar melhor o arremesso de Nenê, que também não precisa mais se preocupar tanto com os rebotes, que são responsabilidade de Gortat agora.

Nenê (42) cumprimenta o parceiro Marcin Gortat (4) após vitória do Wizards (Foto: AFP)

O Wizards não apresenta bom retrospecto na temporada, em que busca retornar aos playoffs após cinco anos. São três vitórias em dez jogos, sendo que em todas as vitórias, Nenê e Gortat estiveram juntos em quadra.

Mesmo nas derrotas, porém, a dupla tem tido boas atuações, como contra o Cleveland Cavaliers no último sábado. Na ocasião, os 24 pontos e sete rebotes de Nenê, somados com 12 pontos e 11 rebotes de Gortat não foram suficientes.

Nesta terça-feira, o Wizards voltou a vencer na NBA, em jogo contra o Minnesota Timberwolves. Nenê foi bem, teve uma enterrada sua escolhida como a jogada mais bonita da partida. Em alguns momentos, ainda deu assistências inteligentes para Gortat no garrafão.

O Washington Wizards volta a se apresentar na noite desta quarta-feira. O duelo será contra o Cleveland Cavaliers, do brasileiro Anderson Varejão, às 22h (de Brasília). A dupla Nenê e Gortat estará mais uma vez no time da capital, que tenta reagir enquanto há tempo.