icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
05/12/2013
13:01

O próximo final de semana será o último da atual temporada brasileira do vôlei de praia. Ciente disso, Ricardo quer obter um bom resultado na quinta etapa do Circuito Banco do Brasil 2013/2014, que será em São José (SC). Ao lado de seu parceiro Márcio, Ricardo é o vice-líder do circuito com 1.240 pontos (atrás apenas de Alison e Emanuel, que somam 1.480).

- Estamos evoluindo, ajustando o nosso melhor jogo, sabíamos que era questão de tempo para que a dupla encaixasse melhor, porque somos experientes e já jogamos juntos - disse Ricardo, de 38 anos, que atuou com Márcio entre 2010 e 2011.

O início de 2013 foi conturbado para Ricardo. Com a aposentadoria de Pedro Cunha, seu ex-parceiro, ele precisou procurar outra dupla para atuar no circuito nacional. Daí, a oportunidade de retomar a parceria com Márcio, que foi vice-campeão olímpico em 2008 ao lado de Fábio Luiz.

Na Seleção Brasileira, porém, Ricardo foi selecionado para jogar com Álvaro Filho, já que a definição das duplas é feita pelos técnicos:

- Apesar da mudança de dupla logo no início do ano, tive um bom 2013, eu e Álvaro conseguimos bons resultados no Circuito Mundial, e minha parceria com o Márcio está cada vez mostrando mais regularidade, mais volume de jogo. Estamos em segundo lugar no ranking, fizemos dois pódios em quatro etapas e queremos subir, seguir melhorando, o campeonato está muito equilibrado, o nível está muito alto e estou confiante num excelente resultado nesse torneio.

Márcio e Ricardo são presenças constantes nas fasex decisivas das etapas do Circuito Banco do Brasil 2013/2014. Mesmo sem título ainda, a dupla foi vice-campeã na etapa de Recife (derrota para Alison/Emanuel), quarta colocada nas etapas de Vitória e Rio de Janeiro e terceira colocada na quarta etapa, no Guarujá.