icons.title signature.placeholder Eduardo Mendes, Maurício Oliveira e Thiago Salata
01/06/2014
08:04

Abril começava e Paulinho acumulava nove jogos, sete como titular, pelo Tottenham (ING). O volante, apesar de estar atuando, não gozava do mesmo prestígio dos tempos de Andrés Villas-Boas, antigo treinador, com Tim Sherwood. A incerteza até mesmo sobre a titularidade no Mundial pairava, quando Luiz Felipe Scolari foi até Londres conversar com os brasileiros que jogam no futebol inglês e levantar a autoestima do jogador.

O enredo resumido da recuperação psicológica de Paulinho no pré-Copa foi relatado ontem pelo próprio jogador em entrevista na Granja Comary. Afinal, o tempo em que ele ficou na reserva no clube inglês colocava em xeque a condição de um dos intocáveis do treinador.

– Realmente existiu a reunião e eu acabei me sentindo muito mais importante e confiante para uma Copa. Felipão colocou que seria titular e tenho de continuar trabalhando – contou o volante.

A despeito das dúvidas, Paulinho não chegou a ficar totalmente escanteado no clube inglês. Foram 37 jogos entre agosto de 2013 e maio deste ano nos quais ele começou uma partida em 33 oportunidades. O número significa uma participação de 71% nas 52 partidas disputadas pelo Tottenham (ING) na temporada passada.

Foram 21 atuações sob o comando de Andrés Villas-Boas, responsável pelo aval da contratação de Paulinho, e mais outros 16 compromissos já com Tim Sherwood à frente da equipe. O volante ainda marcou oito gols e foi responsável por duas assistências.

Estatísticas que refutaram qualquer chance de o volante ter solicitado voltar ao Brasil antes de completar uma temporada fora.

– Quando se vai para a Europa, o jogador tem de ser firme. Não seria bacana não ficar nem em um ano por lá e retornar. OS desafios estão aí para serem enfrentados. Nas últimas seis rodadas do campeonato inglês voltei a jogar. Não tive problema algum – comentou.

A TEMPORADA

Números gerais

37 JOGOS

Premier League : 30 jogos
Liga Europa: 5 jogos
Copa da Liga: 2 jogos

Desempenho

8 gols
2 assistências
2 cartões amarelos
1 cartão vermelho
20 vitórias
6 empates
11 derrotas

Os comandados

Com Andrés Villas-Boas: 21 jogos
Com Tim Sherwood: 16 jogos

Condição

Titular: 33 jogos
Reserva utilizado: 4 jogos

Em campo

2866 minutos

JOGOS MÊS A MÊS DE PAULINHO

Agosto de 2013: 3 jogos como titular
Setembro de 2013: 6 jogos (cinco como titular)
Outubro de 2013: 4 jogos como titular
Novembro de 2013: 4 jogos (três como titular)
Dezembro de 2013: 5 jogos como titular
Fevereiro de 2014: 5 jogos como titular
Março de 2014: 4 jogos ( dois como titular)
Abril de 2014: 4 jogos como titular
Maio de 2014: 2 jogos como titular