icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
29/12/2013
12:01

O atacante Anelka, do West Bromwich, corre o risco de sofrer uma forte punição na Inglaterra por conta de uma comemoração considerada anti-semita. O fato ocorreu neste sábado, durante o empate em 3 a 3 com o West Ham.

O polêmico gesto ocorreu após o atacante ter marcado o primeiro gol do West Bromwich. O francês ainda faria o segundo gol de sua equipe na partida.

O grupo Kick it Out, que luta contra o fim do racismo no futebol inglês, disse que irá colaborar com as autoridades do país na investigação a Anelka. O jogador se defendeu, dizendo que estava fazendo uma homenagem a um amigo comediante.

- Era uma dedicatória especial a um comediante amigo meu, chamado Dieudonnè - disse Anelka.

Porém, o próprio comediante em questão é acusado na França de insultar as vítimas do holocausto. Seus espetáculos já foram várias vezes censurados, por justamente usar o episódio como tema.

- A saudação de Anelka foi uma provocação chocante, de péssimo gosto. Não há lugar para o anti-semitismo e o incitamento ao ódio nos campos de futebol - disse a ministra dos esportes da França, Valerie Fourneyron.