icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
09/07/2014
18:23

O atacante Fred não teve o rendimento esperado na Copa do Mundo. Com apenas um gol no torneio, marcado contra Camarões, ainda na primeira fase, o camisa 9 foi vaiado pela torcida na partida semifinal, quando o Brasil foi goleado pela Alemanha por 7 a 1. Na partida do Mineirão, chama a atenção a comparação entre o mapa de calor do brasileiro com o do goleiro Neuer. 

Na semifinal, Fred correu 6960 metros, quase sete quilômetros. O índice é apenas um pouco maior do que a do goleiro alemão, que correu 5840 metros, perto dos seis quilômetros. Se pegarmos Julio Cesar, goleiro do Brasil, a distância percorrida por ele foi de três quilômetros. Confira os mapas de calor de Fred e Neüer abaixo:


Mapa de calor mostra por onde Fred mais se movimentou. Atacante esteve sempre dentro, ou próximo a grande área da Alemanha (Foto: Reprodução/FIFA)



Mapa de calor mostra por onde Neüer mais se movimentou. Ao contrário de outros goleiros, se movimento por toda a grande área (Foto: Reprodução/FIFA)

Além da distância maior, o goleiro da Alemanha completou praticamente o triplo de passes que Fred. São 41 de Neüer contra 14 do brasileiro. Por fim, quando se mede a velocidade alcançada pelos jogadores em um pique, o goleiro também superou Fred. A corrida mais rápida do alemão chegou a 26 km/h, enquanto a do brasileiro foi de 25 km/h.

Neuer tem se destacado neste Mundial não só pelas defesas, mas também por atuar como uma espécie de líbero, termo usado pelo próprio técnico Joaquim Löw. Em muitos momentos, o camisa 1 sai da área para impedir contra-ataques rivais, como aconteceu diversas vezes contra a Argélia, nas oitavas de final.